Comissão Nacional de Avaliação reconduz presidenta ao cargo
A presidenta da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), Nadja Viana, foi reconduzida ao cargo nesta quarta-feira, 16, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, após eleição entre os membros da comissão. Nadja cumprirá um novo mandato de um ano.
A Conaes é o órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que abrange as avaliações de cursos, instituições e estudantes. “Os trabalhos da Conaes e os reparos feitos no sistema de avaliação da educação superior vêm sendo cada vez melhor compreendidos pela sociedade”, disse o ministro, durante a solenidade de posse da presidenta.
Na visão de Haddad, o sistema de avaliação brasileiro é um dos melhores do mundo, já que tem embasamento técnico e consegue englobar milhares de cursos e instituições em todo o país. “Em dez anos, o número de estudantes universitários no país cresceu de 2 milhões para 6 milhões”, lembrou. “O Brasil já tem prestígio no cenário internacional de regulação da educação superior”, complementou.
A Conaes é formada por representantes das secretarias de educação superior, a distância e profissional e tecnológica do MEC, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do corpo discente e docente das instituições de educação superior e de profissionais com notório saber científico, filosófico e artístico e com reconhecida competência em avaliação ou gestão da educação superior.
Assessoria de Comunicação Social