Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Ministro destaca interiorização de vagas no ensino superior
Início do conteúdo da página
Educação superior

Ministro destaca interiorização de vagas no ensino superior

  • Segunda-feira, 28 de setembro de 2009, 19h01
  • Última atualização em Terça-feira, 29 de setembro de 2009, 14h08
Ministro destaca interiorização de vagas no ensino superior. (Foto: ACS da Unipampa)Caçapava do Sul – A Universidade Federal do Pampa inaugurou o Campus Caçapava do Sul nesta segunda-feira, 28. O evento teve a participação do ministro da Educação, Fernando Haddad e do ministro da Justiça, Tarso Genro que destacaram a importância da expansão do ensino superior ser feito com a interiorização das novas vagas.

A reitora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Maria Beatriz Luce, ressaltou a consolidação da universidade que já conta com 4.500 alunos em 43 cursos. “Para 2010, vamos ampliar a oferta com oito novos cursos que abrigarão 2.500 novos estudantes, distribuídos pelos dez campus da universidade”, disse ela.

O Campus Caçapava do Sul está localizado na região conhecida como Metade Sul do Rio Grande do Sul. A universidade tem campus em Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, São Gabriel, Jaguarão, Santana do Livramento, Itaqui, Uruguaiana, São Borja e Caçapava do Sul.

O estudante do Campus Caçapava do Sul, Laurício Correa Terra, declarou que o objetivo dos estudantes é a integração com a sociedade, para transformar a universidade em um centro de referência das universidades públicas federais e para trazer desenvolvimento econômico e social para região sul do estado.

O ministro Haddad destacou que a Unipampa já é a terceira nova universidade federal no estado. Além da Unipampa, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a criação da Universidade Federal da Fronteira Sul e a Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre foi transformada em Universidade Federal de Ciência da Saúde de Porto Alegre.

Segundo Haddad, a Unipampa cumpre com os dois objetivos da expansão do ensino superior: expansão e interiorização. Sobre o atraso para a conclusão das obras do Campus de Bagé, Haddad, informou que será realizada uma reunião em Brasília, em duas semanas, com representantes da procuradoria da Universidade Federal da Pelotas (Ufpel), da construtora Tecom e do MEC, para resolver eventuais entraves no andamento da obra. A Ufpel, junto com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem um acordo de cooperação técnica com o MEC, para expandir o ensino superior naquela região do estado. “Mesmo com eventuais transtornos é preferível que os alunos já estejam matriculados em uma universidade federal pública do que esperando por uma vaga”, afirmou Haddad.

O ministro da Justiça, Tarso Genro, reforçou as palavras de Haddad, ao dizer que a Unipampa é junto com a Universidade Federal do ABC, pioneira em cumprir os objetivos para o ensino superior no País: a expansão e a interiorização que contam com o apoio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Rodrigo Connor Dindo
X
Fim do conteúdo da página