Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Espanhol será obrigatório no ensino médio
Início do conteúdo da página
Seleção unificada

Reitores mineiros mantêm compromisso de apoio ao Enem para ingresso

  • Quinta-feira, 18 de março de 2010, 20h10
  • Última atualização em Quinta-feira, 18 de março de 2010, 20h13
Reitores de universidades federais e de institutos federais de educação, ciência e tecnologia reafirmaram, nesta quinta-feira, 18, seu compromisso com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de ingresso na educação superior. Os dirigentes destacaram que os conselhos universitários das instituições definem a participação delas no sistema e que não houve manifestação dos conselhos sobre a não-utilização do Sisu nos próximos processos seletivos. Portanto, qualquer manifestação vinda de outras instâncias das universidades, mesmo que possa contribuir para o aperfeiçoamento do sistema, não representa a posição da instituição sobre o tema.

“Uma sociedade que caminha para o desenvolvimento precisa ter formas de seleção que superem o vestibular tradicional”, afirmou o novo reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Clélio Campolina. Segundo ele, o conselho universitário da instituição discute a utilização do Enem em seu processo seletivo para os próximos períodos.

O novo reitor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Paulo de Faria e Silva, reiterou que sua universidade aderiu ao Enem como única forma de ingresso. “Seria contrassenso dizer, em um documento, que não somos favoráveis ao novo sistema”, enfatizou.

A Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) adotou o Enem como primeira fase de seu processo seletivo e pretende utilizar o exame integralmente nas próximas seleções. “Existe uma tendência muito forte da Ufop adotar integralmente este novo processo de seleção – que julgamos adequado e oportuno para o atual momento da educação superior brasileira – como única entrada no segundo semestre letivo de 2010, e qualquer posição contrária a este sentimento é apenas uma posição pessoal. Portanto, ninguém está autorizado a falar em nome da Ufop sobre este assunto”, disse o reitor João Luiz Martins.

O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Mário Vieira, afirmou que “continuará adotando a nota do Enem para selecionar os candidatos às vagas das instituições federais como parte de seu processo seletivo, através do Sistema de Seleção Unificada, por ter como objetivo a democratização de oportunidades de acesso às vagas públicas de ensino superior e promoção da mobilidade acadêmica dos estudantes”.

Ana Alves, pró-reitora de ensino do Instituto Federal do Norte de Minas, reafirmou a adesão da instituição ao Sisu. A instituição mineira destinou 50% de suas vagas no sistema para o primeiro ingresso de 2010 e, a partir do segundo ingresso deste ano, destinará 100%.

O ministro Fernando Haddad, durante a posse dos novos reitores da UFMG, Unifal e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), manifestou-se contrariado com a divulgação de documento por um fórum das comissões de processos seletivos de Minas Gerais como sendo a posição oficial das instituições. “Todo cidadão tem direito de escrever a carta ou o manifesto que quiser. O que não pode é querer transformar isso em posição oficial das instituições”, disse Haddad.

O ministro destacou ainda a posição da presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras (ForGRAD), Maria José de Sena, segundo a qual todas as 51 instituições que participam do Enem e Sisu manifestam apoio ao atual processo de seleção.

Assessoria de Comunicação Social

Assunto(s): Sisu , Enem
X
Fim do conteúdo da página