Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Medicina da Federal do Ceará é o curso mais procurado
Início do conteúdo da página
Enem

MEC divulga lista de estudantes para intercâmbio no Japão

  • Sexta-feira, 07 de outubro de 2011, 18h20
  • Última atualização em Sexta-feira, 07 de outubro de 2011, 18h39
No ano passado, foram selecionados 300 participantes de todo o mundo (Foto: Leonardo Kajioka Nardon) Dez estudantes brasileiros participarão da 24ª edição do programa de intercâmbio cultural Ship for World Youth (navio para a juventude mundial, em tradução livre) promovido pelo governo japonês. Para esta edição do programa foram selecionados pelo Ministério da Educação estudantes dos cursos de relações internacionais, comunicação social, arquitetura e urbanismo e gastronomia.

Foram escolhidos aqueles que obtiveram as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009, entre estudantes beneficiados com bolsa integral do Programa Universidade para Todos (ProUni), com fluência em inglês. O programa contará com a participação de cerca de 270 jovens de 12 países.

O objetivo do programa é desenvolver a cooperação internacional e a amizade entre os participantes. Os estudantes são orientados a respeitar a diversidade cultural e a ter em mente o ideal de liderar pessoas em busca de uma sociedade melhor e mais justa.

O programa tem duração de 48 dias e é dividido em duas etapas. A primeira, de 18 a 30 de janeiro, no Japão, onde os participantes serão recebidos por uma família japonesa e participarão de cursos de orientação e atividades culturais voltadas para a juventude. E a segunda, de 31 de janeiro a 5 de março, a bordo do cruzeiro, onde acontecerão palestras, cursos, atividades culturais e esportivas. Estão programadas atividades em terra em Colombo, capital do Sri Lanka, e Chennai, na Índia.

Os custos com translado, alimentação e hospedagem dos participantes serão pagas pelo governo do Japão.

Diego Rocha

Veja a lista dos estudantes selecionados
X
Fim do conteúdo da página