Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Sétima viagem do Grupo de Supervisão será na região Norte
Início do conteúdo da página
Seleção unificada

Candidato pode conferir oferta de vagas para o início de 2012

  • Segunda-feira, 26 de dezembro de 2011, 14h00
  • Última atualização em Quarta-feira, 28 de dezembro de 2011, 15h16
Os candidatos a vagas na educação superior no primeiro semestre de 2012 já podem consultar pela internet a oferta de cursos e vagas em 95 instituições públicas de ensino que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. As inscrições serão abertas em 7 de janeiro próximo. Podem concorrer estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 e obtido pelo menos nota mínima na redação.

Para que os candidatos identifiquem os 3.327 cursos disponíveis e saibam como se distribuem as 108.552 vagas entre as instituições, o Ministério da Educação providenciou uma rota completa de navegação na página eletrônica do Sisu. As informações abrangem o funcionamento do sistema, passos para fazer a inscrição, roteiro de busca, calendário do processo — chamadas, matrículas e lista de espera — e guia para tirar dúvidas.

Cronograma — Conforme o calendário, as inscrições no Sisu serão feitas da zero hora de 7 de janeiro até as 23h59 do dia 12 do mesmo mês. O cronograma, fixado na página eletrônica inicial, está acessível a partir de qualquer tela, em um link na parte superior. Nele, o estudante pode tirar dúvidas sobre notas de corte, datas de todas as chamadas, períodos de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.

Consulte o cronograma

Busca — Para localizar cursos e vagas, o estudante pode fazer a pesquisa com a indicação do município, unidade da Federação e instituição de ensino, ou pedir a relação de todos os cursos. A partir dessa seleção, pode ainda estreitar a busca por curso de licenciatura ou de bacharelado, tecnológico ou área básica de ingresso (ABI). É possível ainda saber em quais instituições estão as vagas pretendidas.

Acesse o sistema de busca

Opções — Ao fazer a inscrição, exclusivamente pela internet, o estudante pode assinalar duas opções de curso. Durante o período de inscrições, ele pode mudar essas opções com base na nota de corte (nota mínima). Cada mudança invalidará a opção anterior.

O sistema funcionará de forma ininterrupta. As notas de corte serão divulgadas de madrugada, diariamente.

O candidato aprovado na primeira opção de curso será automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perderá a vaga. O que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.

Confira o roteiro desse processo

Ao se inscrever no Sisu, o candidato precisa informar o número da inscrição e a senha usados no Enem de 2011. Se ainda tiver alguma dúvida, pode fazer chamadas gratuitas para o telefone 0800-616161 ou consultar o sistema on-line do Sisu.

Assessoria de Comunicação Social


O Edital nº 14, do dia 21 último, que trata do processo seletivo do Sisu para o primeiro semestre de 2012, foi publicado no Diário Ofical da União desta segunda-feira, 26, seção 3, página 78
Assunto(s): educação superior , Sisu , Enem
X
Fim do conteúdo da página