Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Política de educação especial deverá passar por atualização
Início do conteúdo da página
Medicina

Hospital da UnB entrega novas unidades e moderniza gestão

  • Quarta-feira, 09 de dezembro de 2015, 18h10
  • Última atualização em Quarta-feira, 09 de dezembro de 2015, 19h01

O ministro Aloizio Mercadante faz a entrega oficial da nova unidade da maternidade do Hospital Universitário de Brasília (Foto: João Neto/MEC)O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) entregou oficialmente nesta terça-feira, 9, as novas unidades de maternidade e UTI neonatal. As unidades foram reformadas e ampliadas, e o hospital passou por uma atualização do parque tecnológico. A cerimônia de entrega contou com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Newton Lima, e do reitor da Universidade de Brasília (UnB), Ivan Marques.

Responsável pelo HUB-UnB, a Ebserh está implementando uma nova gestão, que inclui a recuperação da força de trabalho e da estrutura dos hospitais. As reformas no HUB estão incluídas no Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), programa do governo federal criado para modernizar os hospitais universitários.

Para o ministro, a Ebserh é uma grande conquista e um instrumento na melhoria da gestão dos hospitais universitários.

“Compartilhando as boas práticas de gestão nos hospitais, vamos fazer hospitais muito melhores, principalmente nos hospitais que fazem pesquisa e docência, há uma dimensão pedagógica de formação de professores, médicos e residentes”, afirmou Mercadante.

“A Ebserh é muito mais do que só a gestão, é a chance de termos uma troca em todas as áreas da medicina, um intercâmbio acadêmico e pedagógico; de pesquisa e formação para melhorar a formação do médico e a saúde pública brasileira”, concluiu o ministro.

As reformas realizadas no HUB-UnB aumentaram o número de partos de alta complexidade de 80 por mês em 2014, para 150 por mês este ano, além do número de leitos para gestantes de alto risco, de oito, antes da reforma, para 12. Outra inovação é a presença de acompanhantes de qualquer sexo no pré-parto, parto e pós-parto, o que confirma a meta de oferecer um serviço cada vez mais humanizado. A contratação de novos profissionais permitiu a ampliação da equipe multidisciplinar e um atendimento de melhor qualidade.

A UTI neonatal também passou por um processo de modernização, com novos respiradores, incubadoras de parede dupla e berços aquecidos. O número de leitos também aumentou de 8 para 12 e nos últimos dois meses, e a unidade atendeu 35 recém-nascidos.

Infraestrutura – Para melhorar a qualidade do serviço oferecido, o HUB-UnB também reformou o refeitório e centro de produção de refeições para aprimorar a qualidade no armazenamento e preparo de alimentos. As refeições são produzidas no próprio local, respeitando as necessidades e restrições nutricionais dos pacientes, acompanhantes e colaboradores do hospital.

Assessoria de Comunicação Social

HUB amplia maternidade e UTI neonatal

Maternidade e UTI neonatal do hospital da UnB recebem reformas e são ampliadas

 

X
Fim do conteúdo da página