Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Instituto Federal de Brasília oferta 1.800 vagas em cursos on-line de qualificação profissional
Início do conteúdo da página
Educação superior

Novos reitores são empossados em Minas Gerais e Santa Catarina

  • Segunda-feira, 09 de maio de 2016, 20h00
  • Última atualização em Segunda-feira, 09 de maio de 2016, 20h00

Sérgio Cerqueira comandará a UFSJ pelos próximos quatro anos (foto: Isabelle Araújo/MEC)As universidades federais de São João del-Rei (UFSJ), em Minas Gerais, e de Santa Catarina (UFSC) tiveram os novos reitores empossados na tarde desta segunda-feira, 9, pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em Brasília.

Na UFSJ, assumiu o cargo o professor Sérgio Augusto Araújo da Gama Cerqueira. Doutor em engenharia mecânica, ele foi pró-reitor da universidade nos últimos quatro anos. Com pesquisas na aplicação de técnicas de geração de energia, Cerqueira compõe o corpo docente do Departamento de Engenharia Mecânica, do qual foi diretor por quatro anos.

A ex-reitora da universidade, Valéria Kemp, que deixa o cargo, agradeceu o apoio do MEC durante sua gestão e destacou a importância da política de interiorização das instituições federais. “O interior do país, hoje, conhece o que é o MEC e o que é educação superior”, disse. 

Mercadante elogiou o currículo de Sérgio Cerqueira e sua trajetória, que inclui experiência em gestão acadêmica. “Estamos em excelentes mãos para dar prosseguimento a esse projeto”, disse o ministro, ao lembrar a política de expansão da educação superior implementada nos últimos anos.

Na UFSC, o doutor em direito Luís Carlos Cancellier de Olivo é o novo reitor. “Desejo que, nesse momento difícil, sua gestão nunca se afaste de valores da democracia; a educação é indissociável da democracia”, disse Mercadante.

Luís Carlos Olivo é o novo reitor da UFSC (foto: Isabelle Araújo/MEC)Olivo fez toda a formação acadêmica, desde a graduação, na instituição catarinense. Especialista em gestão universitária e direito tributário, ele chefiou o Departamento de Direito da UFSC e comandou o Centro de Ciências Jurídicas. Segundo o novo reitor, sua gestão será marcada pela “humanidade das relações” com alunos, professores e servidores. Nos próximos quatro anos, ele pretende apostar no diálogo. “Por mais que as dificuldades surjam, uma palavra de conciliação, de abertura e de diálogo sempre pode trazer uma luz”, disse. Olivo garantiu que vai trabalhar para que a universidade continue sendo uma instituição de excelência.

A professora Roselane Neckel, que deixa o cargo de reitora, também agradeceu a parceria com o MEC em sua gestão. Ela lembrou que a universidade conta hoje com cinco campi em construção e consolidação. 

Assessoria de Comunicação Social

Ouça:

 

 

Assunto(s): educação superior , posse , reitor
X
Fim do conteúdo da página