Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC lança caderno da Política Nacional de Alfabetização
Início do conteúdo da página
Educação superior

Universidades comunitárias discutem extensão

  • Quarta-feira, 14 de setembro de 2005, 13h31
  • Última atualização em Segunda-feira, 14 de maio de 2007, 12h52

Foto: Tereza SobreiraA extensão do ensino superior foi um dos principais assuntos discutidos no encontro entre o ministro da Educação, Fernando Haddad, e o presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), Aldo Vannucchi, nesta quarta-feira, no gabinete do ministro.

Na avaliação da Abruc, o debate sobre a institucionalização da extensão está vinculado ao contexto da educação superior, pela implantação do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) e o lançamento de políticas afirmativas de inclusão social. Setenta e uma instituições participam, atualmente, do Fórum Nacional de Extensão das Comunitárias (ForExt) e desenvolvem várias ações no setor.

No MEC, a extensão está sendo discutida por uma câmara técnica, que se reúne na próxima semana. A câmara tem representantes das universidades e das secretarias de Educação Superior (SESu), de Educação Continuada, de Alfabetização e Diversidade (Secad) e de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Autonomia – “Queremos ajudar a construir o Plano Nacional de Extensão”, explicou o presidente da Abruc. Ele pediu, também, ao ministro Fernando Haddad, que as comunitárias tenham autonomia para criar cursos fora das sedes dessas universidades. Hoje, só o MEC pode autorizar a existência desses cursos.

Vannucchi convidou o ministro a participar da próxima assembléia geral ordinária da Abruc, em novembro, em Santo Ângelo (RS). Fernando Haddad afirmou que na quarta versão da reforma do ensino superior, o diálogo é interno, dentro do governo, mas que as contribuições da sociedade ainda podem ajudar. Os pedidos da Abruc que independem do projeto de lei da reforma universitária também serão analisados.

Repórter: Susan Faria

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página