Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Com Ministério da Transparência e CGU, MEC lança parceria para educação cidadã
Início do conteúdo da página
Intercâmbio científico

Programa seleciona projetos de pesquisa em parceria com Japão

  • Terça-feira, 20 de junho de 2017, 16h10
  • Última atualização em Terça-feira, 20 de junho de 2017, 16h10

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Sociedade Japonesa de Promoção da Ciência (JSPS), selecionarão projetos conjuntos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, com vistas ao intercâmbio científico entre instituições de ensino superior do Brasil e do Japão para formação de recursos humanos de alto nível nos dois países. O edital do Programa Capes/JSPS foi divulgado nesta segunda-feira, 19.

As inscrições vão até 6 de setembro. As propostas de projetos conjuntos deverão ser apresentadas simultaneamente no Brasil e no Japão. As inscrições são gratuitas e admitidas exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição e o envio de documentos eletrônicos.

O edital visa a selecionar até dois projetos conjuntos de pesquisa. As propostas podem ser de qualquer área de conhecimento. Cada projeto terá um custo máximo de até R$ 355.718,00 durante sua vigência máxima de até 2 anos, considerando tanto os recursos pagos ao coordenador (recursos de manutenção do projeto e missões de trabalho) quanto os pagos diretamente aos bolsistas das missões de estudo (mensalidades e demais auxílios).

A Capes será responsável pelo repasse de recursos, incluindo bolsas de estudos e pesquisa, auxílios e verba de custeio somente para a equipe brasileira do projeto. As atividades relativas aos projetos terão início a partir de abril de 2018.

Acesse o edital

Obtenha mais informações sobre o programa

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Capes 

Assunto(s): Capes , educação superior
X
Fim do conteúdo da página