Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Nenhum estado atinge a meta do Ideb 2017 no ensino médio
Início do conteúdo da página
Educação superior

Universidades devem inscrever alunos no Promisaes até dia 27

  • Sexta-feira, 20 de janeiro de 2006, 15h18
  • Última atualização em Quinta-feira, 17 de maio de 2007, 09h29

As instituições federais de ensino superior (Ifes) que aderiram ao programa Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes) têm até o dia 27 de janeiro para enviar a inscrição dos estudantes selecionados. No total, 43 instituições aderiram, das 45 que podiam participar por terem convênio com o Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G).

O objetivo é fomentar a cooperação técnico-científica e cultural entre os países com os quais o Brasil mantém acordos, em especial os africanos, oferecendo apoio financeiro de um salário mínimo por mês aos estudantes selecionados. O programa é desenvolvido pela Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC).

Segundo a coordenadora do Promisaes, Raquel Barreira Peréa, a estimativa é receber cerca de 900 inscrições de estudantes de um universo de aproximadamente 1.100. "As universidades deverão selecionar somente aqueles estudantes que realmente precisam. Uma comissão no MEC vai selecionar 500 para receber bolsa”, explicou. Dentre os critérios adotados pela comissão, dois são preponderantes: condição socioeconômica e rendimento acadêmico do aluno.

Investimento em 2006 – O governo está investindo R$ 3,1 milhões no Promisaes, que vai distribuir cerca de 500 bolsas de estudo. Estudantes de países africanos terão preferência. Na seleção dos alunos, as Ifes participantes do programa também deverão levar em conta a freqüência e o envolvimento do universitário em atividades acadêmicas. Já os candidatos devem preencher alguns requisitos básicos: não estar cursando o último semestre letivo, não receber outra bolsa de estudo nem exercer atividade remunerada – mesmo que para fins curriculares –, e fazer parte do PEC-G.

A lista dos selecionados pelas Ifes deve ser enviada por fax – (61) 2104-9204 – ou Correios: MEC, Secretaria de Educação Superior (SESu), Departamento de Política da Educação Superior, Divisão de Assuntos Internacionais (DAI), Esplanada dos Ministérios, bloco L, edifício-sede, sala 219, CEP 70047-903, Brasília (DF).

Perfil – Neto de escravos, Milton Santos nasceu em Brotas de Macaúbas, no interior da Bahia, em 1926. Foi alfabetizado em casa pelos pais. Aos 8 anos, já havia concluído o equivalente ao curso primário. Estudou e lecionou na Europa, América e África. Escreveu mais de quarenta livros em diversas línguas, além de 400 artigos científicos.

Foi professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), ganhador do Prêmio Internacional de Geografia Vautrin Lud, em 1994. Morreu em São Paulo, no dia 24 de junho de 2001, aos 75 anos.

Repórter: Sonia Jacinto

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página