Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Universidade do Amazonas terá novo bloco para Comunicação
Início do conteúdo da página
TV Escola

Cinema é o tema da semana no Salto para o Futuro

  • Terça-feira, 23 de janeiro de 2018, 11h50
  • Última atualização em Terça-feira, 23 de janeiro de 2018, 13h09

As pessoas que gostam de cinema conhecem as várias sensações que um filme é capaz de proporcionar. Quem nunca saiu de uma sessão pensando nos personagens, na história ou simplesmente se gostou ou não do desfecho da narrativa? As possibilidades educativas do trabalho com a sétima arte são o tema do programa Salto para o Futuro desta quarta-feira, 24, exibido pela TV Escola às 20h.

“O universo educativo que o cinema proporciona é imenso”, explica uma das convidadas do programa, Elizabete Bullara, secretária-executiva do Cinema e Educação (Cineduc), organização não governamental do Rio de Janeiro que trabalha com cinema desde 1970. Ela destaca que é preciso não só ver a linguagem mais explícita, de mais fácil decodificação, mas também todas as partes mais sutis existentes em uma tela retangular de cinema.

O programa discute a linguagem cinematográfica como alicerce no processo educativo. Se diversos mundos se abrem para os espectadores, não é diferente para quem está por trás da construção de cada cena – roteiristas, diretores, atores e produtores. A cada etapa da produção de uma obra audiovisual, os profissionais têm sempre algo a acrescentar.

O coordenador pedagógico do estúdio Escola de Animação, do Rio de Janeiro, Zé Brandão, é outro convidado de Salto para o Futuro desta semana. Ele lembra do cinema como uma engrenagem que conta com o universo criativo que existe dentro de cada um.

Salto para o Futuro, que vai ao ar todas as quartas-feiras, às 20h, pela TV Escola, também está disponível no portal da emissora ou no canal do Youtube.

Assessoria de Comunicação Social 

X
Fim do conteúdo da página