Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Cadernos e gabaritos do Enade estão liberados para consulta
Início do conteúdo da página
Educação superior

Expansão da Unifesp abrirá 800 vagas por ano

  • Quarta-feira, 27 de setembro de 2006, 08h04
  • Última atualização em Terça-feira, 22 de maio de 2007, 09h35

Os três novos campi da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em Guarulhos, Diadema e Santos, vão gerar 800 vagas por ano. O campus de Diadema oferecerá os cursos de Engenharia Química, Farmácia e Bioquímica, Tecnologia Farmacêutica e Ciências Biológicas. Já no campus de Guarulhos, os interessados poderão se candidatar às vagas de Ciências Sociais, História, Pedagogia e Filosofia. As áreas biológicas ficarão por conta do campus da Baixada Santista, que oferece os cursos de graduação em Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Psicologia e Educação Física.

As inscrições para o vestibular 2007, que podem ser feitas pelo sítio da Unifesp, vão até 6 de outubro e as aulas começam em março de 2007. A taxa de inscrição é de R$ 97,00 e deve ser paga por meio de boleto bancário em qualquer agência do País. A confirmação dos registros dos candidatos deverá ser efetivada pela instituição até o dia 16 de novembro. Para aqueles que não têm acesso à internet, a orientação é de que procurem pontos de acesso gratuito, como os Infocentros da prefeitura de São Paulo.

O vestibular terá apenas uma fase e as provas serão feitas nos dias 13, 14 e 15 de dezembro próximo. Serão testadas as habilidades dos candidatos em conhecimentos gerais, língua portuguesa, língua estrangeira, redação e conhecimentos específicos.

Os novos campi da Unifesp fazem parte do Programa de Expansão Universitária do Ministério da Educação. O programa visa ampliar o número de vagas nas instituições públicas, retomando o crescimento do ensino superior. O diretor do Departamento de Desenvolvimento da Educação Superior da Secretaria de Educação Superior (Dedes/SESu), Manuel Palácios, esteve recentemente em Osasco, onde acompanhou o reitor da Unifesp, Ulysses Fagundes Neto, em visita a locais disponíveis para a construção de um novo campus. Palácios informou que a Unifesp também deverá criar um campus em São José dos Campos, atendendo a uma proposta da prefeitura.

“Estamos realizando investimentos para que a Unifesp atue nas diversas áreas do conhecimento e seja mais uma grande universidade de São Paulo”, explicou Palácios. Ele informou que o campus de Osasco deverá voltar-se para a tecnologia, com cursos nas diversas áreas da engenharia. Também está prevista a abertura de cursos de Ciências do Mar em Santos. Em São José dos Campos, a universidade deverá atuar na área de biotecnologia, com a criação de um Centro de Pesquisa, previsto pela prefeitura da cidade.

Mais informações sobre o processo seletivo da Unifesp e sobre o Programa de Expansão Universitária podem ser encontradas nas páginas eletrônicas da Unifesp e MEC, respectivamente.

Repórteres: Ana Guimarães e Alexandre Marino

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página