Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Secretários baianos vão a encontro para melhorar qualidade das escolas
Início do conteúdo da página
Educação Superior

Weintraub defende aproximação com Congresso, universidades e institutos federais

  • Segunda-feira, 20 de maio de 2019, 21h57
  • Última atualização em Segunda-feira, 20 de maio de 2019, 22h13

"A nossa intenção é dar mais liberdade para que as universidades consigam mais recursos fora do governo federal", afirmou o ministro da Educação. (Foto: Naiara Demarco/MEC)

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que quer a aproximação do governo federal com o Congresso, as universidades e os institutos federais. A declaração ocorreu durante reunião com parlamentares do Rio Grande do Norte, na noite desta segunda-feira, 20, na sede do ministério, em Brasília.

Também participaram do encontro reitores de institutos de ensino superior do estado. Estavam presentes:

- Angela Maria Paiva Cruz, reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN);- José de Arimatea, reitor da UFERSA - Wyllys Abel Farkatt Tabosa, reitor IFRN

Os reitores mostraram preocupação com a sustentabilidade das instituições. Eles também destacaram a intenção de manter um diálogo com o MEC.

O ministro explicou que o orçamento das universidades está cada vez mais engessado, em razão da folha de pagamento.

“A nossa intenção é dar mais liberdade para que as universidades consigam mais recursos fora do governo federal”, disse.

O ministro também ressaltou que não quer que as universidades cobrem mensalidades de alunos. Para ele, há uma série de atividades que podem viabilizar recursos para universidades.

“Não precisa depender de recursos do MEC. Parceria, patrocínio e liberdade significam mais recursos para a universidade”, acredita.

A reitora da UFRN concorda com essa possibilidade. “Nós temos diversas parcerias com setor público e privado. Estamos garantindo recursos próprios para ajudar no orçamento”, afirmou Angela Maria.

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página