Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Saiba quais são as 54 escolas que receberão o modelo cívico-militar do MEC
Início do conteúdo da página
Combate à pandemia

Univasf promove seminários sobre a importância da geografia na prevenção ao coronavírus

  • Terça-feira, 19 de maio de 2020, 12h06
  • Última atualização em Terça-feira, 19 de maio de 2020, 12h06

Webinars serão on-line e gratuitos


A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá o seminário on-line “Análise Espacial no Contexto da Covid-19” às 16 horas do dia 29 de maio. O evento é gratuito e terá 100 vagas. As discussões serão em torno da contribuição da geografia como fator de prevenção à doença causada pelo novo coronavírus. 

A iniciativa é do Núcleo de Estudos das Paisagens Semiáridas Tropicais (NEPST), vinculado ao Colegiado de Geografia da instituição. O seminário será ministrado por videoconferência pelo auditor do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Cassiano Messias.

Para ter acesso ao evento, os inscritos receberão um link para a web conferência, via e-mail, uma hora antes do início da atividade. Esse será o primeiro webinar do NEPST. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio da plataforma virtual da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Para isso, os interessados devem acessar o Sistema de Gestão de Eventos (SGE) da Univasf

O segundo webinar do NEPST também já tem data marcada e as inscrições estão  abertas por meio do SGE. O seminário será realizado às 16 horas do dia 10 de junho, com o tema “O Uso da Espacialização Geográfica no Planejamento do SUS”, com participação do professor Manoelito Júnior, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Professor do Colegiado de Geografia da Univasf e coordenador do NEPST, Sirius Souza explicou que, neste momento de pandemia, discutir a Análise Espacial, método da Geografia que é tema central do webinar, é importante, pois ela pode ser uma grande parceira no combate à Covid-19.  

“A Geografia e a Análise Espacial têm muito a contribuir para a prevenção dos casos de Covid-19, visto que o entendimento da distribuição de um patógeno é fundamental para o seu entendimento e controle. Por isso, este estudo pode e deve ser divulgado e utilizado por gestores; instituições; pesquisadores; e demais interessados sobre a doença”, afirmou.

As inscrições para o segundo webinar estão disponíveis no SGE da Univasf.

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Univasf

Assunto(s): Univasf , coronavírus
X
Fim do conteúdo da página