Cooperação com Polônia e Ucrânia
Brasil, Ucrânia e Polônia discutem acordos de cooperação internacional na área de educação superior. A proposta inicial é assinar um acordo internacional de educação que estabeleça vagas nos três países para estudantes nas áreas de interesse das nações. A elaboração do esboço do acordo caberá ao Ministério da Educação.
A contrapartida brasileira será a inclusão da Ucrânia e da Polônia no Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G), coordenado pela Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC). Pelo programa, cidadãos de países com os quais o Brasil mantenha acordos educacionais ou culturais podem estudar aqui, enquanto estudantes brasileiros recebem bolsas para estudar no exterior.
Segundo Raquel Perea, assessora internacional da SESu, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) será convidada a participar do acordo. “A UFPR se localiza no estado com o maior número de ucranianos e poloneses residentes no Brasil”, disse. “Seu papel seria o de revalidar os diplomas quando os alunos voltarem”. A assinatura dos acordos deve ocorrer durante visita da delegação do MEC à Ucrânia e à Polônia, no próximo ano.
Assessoria de Imprensa da SESu