Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Mais de 1,5 milhão de participantes já visualizou as notas do Enem 2019
Início do conteúdo da página
Merenda escolar

Boa gerência da alimentação rende prêmio para merendeiras

  • Quarta-feira, 09 de dezembro de 2009, 17h34
  • Última atualização em Quarta-feira, 09 de dezembro de 2009, 17h41
Viviane Vieira recebeu seu prêmio das mãos do presidente Lula (Foto: Fabiana Carvalho)Merendeiras de escolas públicas de todas as regiões do país foram homenageadas nesta quarta-feira, 9, na cerimônia de entrega do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, em Brasília. Foram premiadas 25 prefeituras nesta sexta edição do prêmio, promovido pela organização não-governamental Ação Fome Zero.

“As merendeiras são pessoas que se dedicam ao trabalho além da conta. Sem elas, não teríamos sucesso nos programas de alimentação escolar”, destacou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que participou do evento. Viviane Vieira, que prepara a merenda em uma escola de Ribeirão Bonito (SP), recebeu das mãos do presidente um troféu de homenagem a todas as profissionais que trabalham nessa área.

O Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar tem o objetivo de destacar as prefeituras com gestões criativas e responsáveis do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Neste ano, 1.099 municípios se inscreveram – recorde de todas as edições. Os 25 troféus entregues envolvem categorias regionais e destaques nacionais, como capitais e grandes cidades, e o de valorização profissional de merendeiras.

Na visão do ministro da Educação, Fernando Haddad, a ação valoriza as prefeituras que fazem bom uso dos recursos públicos. Haddad aproveitou para avisar que o valor repassado aos municípios para a alimentação escolar vai aumentar até o fim deste mês, para valer em 2010. Hoje, é de R$ 0,22 por aluno. “Em 2003, o programa era restrito ao ensino fundamental, com R$ 0,13 per capita. Esse valor foi reajustado em 70% e estendido a toda a educação básica, incluindo a educação de jovens e adultos”, explicou o ministro.

O PNAE atende a 42 milhões de estudantes em todo o Brasil. Dos alimentos comprados a partir dos recursos do programa, 30% devem ser advindos da agricultura familiar, obrigatoriamente. Além disso, os cardápios devem respeitar a cultura e a tradição alimentar de cada região.

Letícia Tancredi

Veja a lista completa dos vencedores do prêmio
Assunto(s): Merenda escolar , FNDE , PNAE
X
Fim do conteúdo da página