Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Enem ocorre em um mês; consulta aos locais de prova estará disponível a partir do dia 16
Início do conteúdo da página
Formação de professores

Universidades iniciam matrícula de docentes selecionados

  • Sexta-feira, 14 de agosto de 2009, 19h29
  • Última atualização em Segunda-feira, 17 de agosto de 2009, 10h50

Foto: Júlio César PaesA partir desta segunda-feira, 17, os 97.557 professores das redes públicas candidatos a ingresso em cursos de licenciatura devem consultar, na Plataforma Freire, o andamento das pré-inscrições. A plataforma é o mesmo espaço no qual o professor fez o cadastro, escolheu a instituição, indicou o curso que deseja fazer e registrou a senha.

Para este semestre, estão disponíveis 57.828 vagas de licenciaturas em instituições de educação superior públicas de 17 estados. Na plataforma, o professor receberá informações personalizadas sobre o andamento da inscrição — se foi aceito pela secretaria de educação à qual esteja vinculado, se participará de sorteio feito pela universidade, se a vaga está garantida, se está matriculado no curso.

O secretário de educação a distância do Ministério da Educação, Carlos Bielschowsky, recomenda aos professores que consultem a plataforma para se manterem informados. A expectativa é que todo professor selecionado garanta a matrícula.


Compromisso — O secretário lembra que o governo federal assumiu o compromisso de oferecer formação superior a todos os professores das escolas públicas da educação básica que tenham apenas o nível médio ou que lecionem em área diferente daquela na qual se formaram. Além das 57 mil vagas abertas neste semestre, estão programados mais quatro períodos de ingresso de professores no primeiro e no segundo semestres de 2010 e de 2011. No conjunto, estão previstas 330 mil vagas.

Ionice Lorenzoni

X
Fim do conteúdo da página