FNDE capacita servidores para utilização de pregão eletrônico
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) encerrou na última sexta-feira, 30, o Curso de Formação de Pregoeiros, cujo objetivo é capacitar servidores dos governos estaduais para o exercício das funções de pregoeiro e a utilização do sistema de pregão eletrônico Comprasnet. O curso também foi voltado para a aplicação das normas de licitação estabelecidas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) nos pregões. Foram treinados 44 servidores de 21 estados e do Distrito Federal.
O Sistema Comprasnet é um portal de compras do governo federal, gerenciado pelo Ministério do Planejamento, que atende todo o serviço público federal e, por adesão, os estados e municípios. Segundo o coordenador-geral de Compras do FNDE, Garibaldi José Cordeiro de Albuquerque, o Brasil é um dos países pioneiros no sistema de pregão eletrônico.
Obrigatoriamente, funcionários de autarquias, de fundações e da administração direta têm que usar o portal Comprasnet. “Hoje, o ponto alto do portal é o pregão eletrônico instituído em 2001, que, com aperfeiçoamento, demonstrou ser de grande eficácia”, afirma Cordeiro.
Repórter: Cristiano Bastos