Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Ações internacionais

Abertas inscrições para seleção de professor sênior nos EUA

  • Quarta-feira, 23 de março de 2005, 13h50
  • Última atualização em Quinta-feira, 10 de maio de 2007, 09h58

O processo de seleção para o programa Professor Visitante Sênior nos Estados Unidos está aberto a partir de hoje, 23. São dez vagas para dar aulas em instituições de ensino superior norte-americanas e realizar pesquisas com atividades de orientação técnica e científica.

O edital de seleção, publicado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, apresenta os critérios de seleção e atuação dos selecionados. A parceria entre a Capes e a Comissão Fulbright (Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil) tem como objetivo incrementar as relações bilaterais no meio acadêmico e a divulgação da ciência, tecnologia e cultura brasileiras naquele país.

O programa possibilita, ainda, a inserção e o intercâmbio dos profissionais brasileiros, de diversas áreas do conhecimento, em universidades de destaque dos Estados Unidos.

Seleção - Os selecionados receberão uma mensalidade, por até quatro meses, de cerca de R$ 10,8 mil, auxílio-moradia, seguro saúde e passagem aérea. Para atuar como professor sênior é preciso, entre outros requisitos, ser doutor há, no mínimo, cinco anos, ter nacionalidade brasileira, fluência em inglês e estar credenciado como docente orientador em programa de pós-graduação reconhecido pela Capes. As inscrições ao programa Professor Visitante Sênior nos EUA vão até o dia 31 de maio.

Repórter: Adriane Cunha

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página