Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Ministro participa de Conferência da Frente Parlamentar Evangélica
Início do conteúdo da página
Ações internacionais

Brasil e Portugal discutem Instituto Machado de Assis

  • Segunda-feira, 21 de novembro de 2005, 10h21
  • Última atualização em Quinta-feira, 31 de maio de 2007, 06h38

Será realizada na quinta-feira, dia 24, em Lisboa, reunião da Comissão de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para tratar da criação, no Brasil, do Instituto Machado de Assis. Na capital portuguesa, o secretário-executivo adjunto do Ministério da Educação, Ronaldo Teixeira da Silva, conhecerá a estrutura e o funcionamento do Instituto Camões, além de definir formalmente como será a cooperação entre Portugal e Brasil na instalação do Instituto Machado de Assis. O projeto deve ficar pronto em dezembro.

A exemplo de países como Portugal, Espanha e Alemanha, que mantêm institutos de promoção de seus idiomas em outros continentes (Camões, Cervantes e Goethe, respectivamente), o Brasil pretender difundir a cultura brasileira e o português fora do espaço lusófono. De acordo com Ronaldo Teixeira, essa reunião é conseqüência do acordo firmado entre o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, em outubro. “Eles assinaram uma declaração conjunta que contempla diversos itens de interesse educacional, dentre eles a criação do Instituto Machado de Assis”, explicou.

Criada em 1986, a CPLP é composta por Angola, Brasil, Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste — este último aderiu em 2002.

Repórter: Flavia Nery

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página