Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC nomeia diretor-geral pro tempore do Cefet-RJ
Início do conteúdo da página
Ações internacionais

Paraguai e Brasil debatem educação

  • Quinta-feira, 01 de março de 2007, 09h03
  • Última atualização em Quinta-feira, 10 de maio de 2007, 13h00

Brasil e Paraguai vão aprofundar a cooperação  em diversas áreas da educação. Nesta quinta-feira, dia 1º, e na sexta, 2, a comissão cultural e educacional que reúne representantes dos dois países reúne-se no Ministério das Relações Exteriores. Um dos pontos altos do encontro é a discussão do programa Escolas de Fronteira.

“Há grande interesse do Paraguai em conhecer os programas do Ministério da Educação e em aprofundar bilateralmente a grande cooperação regional que já temos no plano do Mercosul”, disse Alessandro Candeas, chefe da Assessoria Internacional do MEC. O Brasil já desenvolve parcerias com a Argentina no programa Escolas de Fronteira, que ensina espanhol e português em mais de dez escolas de cidades fronteiriças dos dois países. A idéia é implementar o programa em Pedro Juan Cabalero e Ciudad del Leste, no Paraguai, e em Foz do Iguaçu, Paraná, e em Ponta Porã, Mato Grosso do Sul.

Escolas bilíngües de fronteira; escolas e bibliotecas trilíngües para o ensino de português, espanhol e guarani; intercâmbio acadêmico; pós-graduação na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e na Universidade Nacional de Assunção (UNA); mobilidade acadêmica; credenciamento de cursos superiores; cursos de mestrado e doutorado na Universidade Nacional do Paraguai, formação de professores; programa de leitura em português na UNA e educação tecnológica e profissional são temas a serem discutidos nesta quinta-feira, a partir das 15h. Participam professores e técnicos do MEC, da UFPR, do Ministério das Relações Exteriores e da UNA.

Na sexta-feira, a reunião começa, às 9h, com os temas Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos e Educação Indígena e Rural, a serem apresentados por técnicos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC). Em seguida, será apresentado o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). Entre os temas abordados estará a popularização da ciência, e a educação a distância.

A Comissão Cultural e educacional Brasil Paraguai será presidida pelo diretor do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Paulo César Vasconcellos, e pela vice-ministra de Educação do Paraguai, Marta Lafuente.

Súsan Faria

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página