Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > UFSCar produz material sobre prevenção à Covid-19 em Libras
Início do conteúdo da página
Outras

Agenda: Psicanálise é tema de evento na Ufscar

  • Sexta-feira, 11 de julho de 2008, 15h32
  • Última atualização em Terça-feira, 15 de julho de 2008, 05h34

Inscrições abertas para evento na área de psicanálise

Interessados em participar do 1º Psicanálise em Foco — novos enfoques da clínica contemporânea têm até 15 de julho para se inscrever com desconto. O evento, organizado pelos alunos dos cursos de psicologia e medicina da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), será realizado no período de 22 a 24 de agosto, e tem o objetivo de ampliar o acesso de profissionais e universitários para a troca do conhecimento psicanalítico. A programação conta com mesas-redondas, minicursos, palestras e apresentação de trabalhos científicos que pretendem subsidiar teoricamente a prática, o estudo, o desenvolvimento científico e a divulgação da psicanálise. As inscrições devem ser feitas na página eletrônica do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (16) 3351-8676, das 13h30 às 17h30. 

 Unicamp recebe participantes da 60ª Reunião da SBPC

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebe, no período de 13 a 18 de julho, a 60ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Serão quase 300 atividades na programação científica entre conferências, simpósios, mesas-redondas, minicursos, apresentação de pôsteres, encontros de sociedades científicas, assembléias e sessões especiais. Também haverá a SBPC Jovem (para estudantes de seis a 18 anos), a SBPC Cultural (com valorização da cultura regional), a ExpoT&C e as feiras do Livro e de Artesanato. Com exceção dos minicursos, todas as outras atividades são de livre acesso. A inscrição é necessária somente para quem deseja receber material e certificado de participação e poderá ser feita em qualquer dia da reunião. Mais informações pelo telefone (19) 3521-5135 ou na página eletrônica do evento.

Cefet de Urutaí prorroga prazo de inscrição

O Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Urutaí (GO) prorrogou até 20 de julho a inscrição para o vestibular do curso tecnólogo em gestão da tecnologia da informação. São oferecidas 30 vagas para o período noturno. A taxa de inscrição é R$ 30,00 e pode ser feita na página eletrônica do Cefet eletrônico. As provas estão marcadas para 3 de agosto, pela manhã e à tarde. Mais informações pelo telefone (64) 3465-1900.

Abertas inscrições para prêmio literário

As inscrições para a 5ª edição do Prêmio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro, destinado a jovens brasileiros, estão abertas até 21 de julho. Promovido pela associação do mesmo nome, com sede em Portugal, o prêmio revela e divulga valores literários em países de língua portuguesa para estimular a capacidade criativa dos jovens. A Associação do Prêmio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro foi criada em 1994, com o objetivo de realizar intercâmbios e cooperações com organismos portugueses e estrangeiros, divulgar os alunos premiados, promover atividades pedagógicas, culturais, recreativas e literárias e homenagear o escritor português Ferreira de Castro. A partir de 2002, o prêmio também passou a ser destinado a estudantes brasileiros. Mais informações sobre o prêmio na página eletrônica da associação.

Curso de perícia ambiental em Rondônia

A Escola Agrotécnica Federal (EAF) de Colorado do Oeste (RO), em parceria com Gerson Martins Cursos Empresariais, realiza de 21 a 25 de julho o curso de perícia ambiental. O objetivo é capacitar os profissionais para atuar em áreas periciais, dando enfoques legais, judiciais e administrativos, apresentando instrumentos probatórios que representem análises e avaliações de processos ambientais. O curso será certificado e é destinado a profissionais que tenham finalizado o ensino superior e que atuem ou demonstrem interesse em atuar na área. A carga horária é de 40 horas e as aulas serão ministradas na EAF Colorado do Oeste. Inscrições na página eletrônica do curso. Informações pelo telefone (69) 3341-7834.

Prêmio Vivaleitura tem inscrições abertas até 25 de julho

Escolas, bibliotecas e outras instituições podem inscrever, até 25 de julho, projetos que incentivem e desenvolvam a leitura entre crianças, jovens e adultos. A 3ª edição do Prêmio Vivaleitura vai distribuir R$ 90 mil aos vencedores e tem como objetivos a democratização do acesso e o estímulo à leitura, a formação do cidadão, a valorização do livro e o apoio à criação e às produções literárias. O Vivaleitura é uma promoção conjunta dos ministérios da Educação e da Cultura e da Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), com o patrocínio da Fundação Santillana, da Espanha. O Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) apóiam a iniciativa. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis na página eletrônica do prêmio. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pela internet ou por carta registrada, com aviso de recebimento, para o endereço Prêmio Vivaleitura, Caixa Postal 71.037-7, CEP 03410-970, São Paulo (SP). Mais informações pelo telefone 0800-7700987.

Prazo para envio da freqüência de alunos do Bolsa-Família

As redes municipais e estaduais de educação básica têm até 26 de julho para informar ao Ministério da Educação a freqüência escolar, relativa a abril e maio, de alunos de seis a 15 anos atendidos pelo Bolsa-Família. O programa vai acompanhar também, a partir desse período, a freqüência daqueles que recebem o Benefício Variável Jovem (BVJ), que abrange a faixa etária de 16 e 17 anos. O objetivo é aumentar o estímulo à permanência dos jovens no processo educacional, ampliando, desse modo, as perspectivas de qualidade de vida do aluno e sua família.

Evento discute pesquisa em educação matemática

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) realiza, no período de 28 de julho a 1º de agosto, o 2° Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Sipemat), com o tema matemática formal e matemática não formal 20 anos depois: sala de aula e outros contextos. O evento conta com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e terá palestras, conferências e mesas-redondas, apresentadas por pesquisadores dos Estados Unidos, da França e do Brasil. O objetivo é fazer uma avaliação das duas décadas de pesquisa sobre a matemática praticada dentro e fora da sala de aula. As inscrições para participação no Sipemat e apresentação dos trabalhos podem ser feitas na página eletrônica. Mais informações pelo telefone (81) 3320-6588/6580 ou endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Programa de bolsas para estrangeiros está com inscrições abertas

Os estrangeiros interessados em concorrer a bolsas de estudo no Brasil, para mestrado e doutorado, têm até 31 de julho para se inscrever no Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC/PG). O programa é resultado de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), o Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores (DC/MRE) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia (CNPq/MCT). O objetivo do PEC-PG é possibilitar que cidadãos dos países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo de cooperação educacional, cultural ou de ciência e tecnologia (países da América Latina, Caribe, África, Ásia e Oceania) possam realizar estudos de pós-graduação em instituições de ensino superior brasileiras. Mais informações na página eletrônica do programa.

Setec recebe artigos para publicação

Até 8 de agosto, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) recebe artigos, resumos estendidos, práticas pedagógicas e sugestões de pautas de reportagens para os próximos números dos Cadernos Temáticos. O objetivo da publicação é divulgar experiências inovadoras, pesquisas, informações e atualidades da rede federal de educação profissional e tecnológica. A série é dividida em cinco volumes — vida e saúde, gestão e administração, linguagem e criatividade, riqueza e tecnologia brasileiras e comunidade. Cada volume apresenta as experiências vivenciadas nas escolas. Todos os artigos têm sua publicação condicionada a pareceres dos membros do Conselho Editorial da Setec. Sugestões de modificações apresentadas pelos avaliadores ou pelo editor serão discutidas com o autor. As sugestões podem ser enviadas para o endereço eletrônico da secretaria: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Mais informações pelo telefone (61) 2104-9347.

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página