Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Hora do Enem fala sobre jogos digitais, design e neurociência
Início do conteúdo da página
Outras

PET: 30 novos grupos serão selecionados

  • Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009, 14h32
  • Última atualização em Terça-feira, 10 de março de 2009, 15h11

Estudantes de cursos superiores de graduação poderão formar grupos, com tutoria de um professor doutor, para participar do Programa de Educação Tutorial (PET). Serão selecionados 30 grupos a partir da segunda quinzena de março. Atualmente há 400 grupos em instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o país. São 4.274 alunos bolsistas e 400 tutores, um para cada grupo de pesquisa.

 

De acordo com o coordenador do programa, Norberto Cáceres, os trabalhos de alunos e professores integram ensino, pesquisa e extensão e buscam aprimorar a formação de novos profissionais de acordo com uma perspectiva cidadã. “O PET discute inovações na maneira de oferecer cursos de graduação e ajuda a formar profissionais com responsabilidade social e valores éticos”, disse.

 

Inicialmente, até quatro alunos podem compor o grupo de pesquisa. A cada ano, no limite de três anos, o grupo pode incluir mais quatro bolsistas chegando ao número máximo de 12. “Não há limite de tempo para as atividades de cada grupo. Há um processo de avaliação do trabalho a cada dois anos. Caso a qualidade seja mantida, o grupo continua a trabalhar”, explicou Norberto.

 

De acordo com ele, o PET também estimula a continuidade da vida acadêmica. “60% dos alunos que participam do PET ingressam na pós-graduação.” Hoje, há pelo menos um grupo de pesquisa em cada estado brasileiro. Os alunos recebem bolsa no valor de R$ 300 e os tutores, de R$ 1.394.

 

Maria Clara Machado

Assunto(s): noticias , pet , grupos
X
Fim do conteúdo da página