Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Paulo Freire é declarado o patrono da educação brasileira
Início do conteúdo da página
Avaliação de estudantes

Exame internacional será aplicado a 50 mil alunos

  • Sexta-feira, 15 de maio de 2009, 13h32
  • Última atualização em Sexta-feira, 15 de maio de 2009, 13h32

A prova da edição deste ano do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) será aplicada este mês no Brasil, entre os dias 25 e 29. Participarão do exame cerca de 50 mil estudantes de 990 escolas públicas e particulares das áreas rural e urbana de 587 municípios, em todos os estados e no Distrito Federal.


O Pisa é realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) para oferecer aos países participantes indicadores de comparação internacional capazes de subsidiar políticas de melhoria da educação. Participam do programa alunos de 15 anos de idade matriculados a partir da sétima série do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio. A prova será aplicada em 65 países.


O Brasil é a única nação da América do Sul que participa do Pisa desde a primeira edição, em 2000. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela coordenação do programa no país, investirá R$ 1,9 milhão na aplicação do exame, que terá ênfase na leitura e avaliará as áreas de ciências e matemática. Os resultados da avaliação serão divulgados pela OCDE em dezembro de 2010.


Os interessados nas questões das edições anteriores podem ter acesso a elas na página eletrônica do instituto.

Assessoria de Imprensa do Inep

X
Fim do conteúdo da página