Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Turismo para pessoas com deficiência
Início do conteúdo da página
Incentivo à leitura

Escola do interior paranaense ganha pontos no Ideb

  • Quinta-feira, 25 de junho de 2009, 12h59
  • Última atualização em Quinta-feira, 25 de junho de 2009, 12h59

A escola Reynaldo Gaebler, em Porto Vitória, Paraná, é um exemplo de como ideias simples podem contribuir para a qualidade da educação. Criado em 2006, o projeto Viajando na Leitura incentiva os mais de 240 alunos a descobrir os caminhos do universo literário ao promover concurso de resenhas de livros da biblioteca.


A escola não tem parâmetros para medir o impacto do projeto na comunidade, mas o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) alcançado pelo município nos anos iniciais do ensino fundamental atingiu 4,7 pontos em 2005 e 5,1 em 2007. A marca ainda está longe do ideal, mas é um salto em relação à média nacional, de 3,4 e 4, respectivamente, no mesmo período. O município é eminentemente rural, com cerca de quatro mil habitantes.


Entre as obras selecionadas pelos estudantes estão as do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). O concurso premia os alunos que entregam o maior número de resumos. Há premiações intermediárias mensais, com brindes de material escolar, para manter o interesse das crianças. Ao fim de cada ano letivo, são definidos os vencedores. O prêmio, nesse caso, é uma viagem a Curitiba, custeada pela prefeitura.


Segundo a coordenadora do projeto, Sandra Ribeiro da Silva, além das vantagens imediatas para os alunos, o ato regular da leitura ajuda a formar uma visão crítica que os acompanhará por toda a vida. “É gratificante ver o entusiasmo deles. Muitos pedem que os pais comprem livros, revistas e gibis”, diz Sandra.

Assessoria de Comunicação Social do FNDE

Assunto(s): Incentivo à leitura , FNDE
X
Fim do conteúdo da página