Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Ministro da Educação visita abrigo de refugiados venezuelanos em Roraima
Início do conteúdo da página
Agenda

Agenda: Pós-Graduação em Urbanismo inscreve até 28

  • Sexta-feira, 09 de outubro de 2009, 18h57
  • Última atualização em Sexta-feira, 09 de outubro de 2009, 19h01
Estão abertas até 28 de outubro as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade (PGAU-Cidade), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A pós-graduação oferece 20 vagas. O resultado da seleção deverá ser divulgado no dia 11 de novembro. São quatro linhas de pesquisa: Urbanismo, cultura e história da cidade; Configurações regionais, planejamento urbano e meio ambiente; Habitação e cidade e Arquitetura da cidade. A formação incorpora abordagens consideradas fundamentais para entendimento da complexidade urbana, como a história, a cultura e as configurações regionais, a preservação ambiental e o planejamento urbano, a habitação, o projeto urbano e a cidade como arquitetura. Mais informações na página do programa ou pelo fone (48) 3721-7759.

Editoras inscrevem revistas para distribuição a escolas

Bibliotecas de escolas públicas de todo o país passarão a receber revistas para auxiliar a formação e a atualização de professores e demais profissionais da educação, a partir do ano que vem. As editoras terão de 13 a 23 de outubro para se cadastrar e pré-inscrever os periódicos. Normas para a aquisição poderão ser conhecidas no edital do Programa Nacional Biblioteca da Escola – Periódicos. A Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação fará a avaliação pedagógica e a seleção das revistas a serem distribuídas às escolas, cabendo ao FNDE a aquisição e distribuição. Em 2010, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) comprará cerca de 13 milhões de exemplares, um investimento estimado em R$ 30 milhões.

Inscrições abertas para o Celpe-Bras

Estão abertas até 16 de outubro as inscrições para o exame do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). O exame é destinado a estrangeiros, brasileiros com dupla nacionalidade e brasileiros que não tenham o português como língua materna. O Celpe-Bras é o único certificado brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente e é conferido nos níveis intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior. A partir desta edição o Celpe-Bras será operacionalizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), uma autarquia do Ministério da Educação. Informações sobre o exame estão disponíveis no Portal do MEC e inscrições devem ser feitas pela página do Inep.

Prazo prorrogado para preenchimento do PAR

Foi prorrogado até 18 de outubro o prazo para que gestores municipais de educação preencham o andamento de seus planos de ações articuladas (PAR), no período de 2008 até o primeiro semestre deste ano. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estendeu o período para que as prefeituras finalizem o cadastro dos dados no Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Simec). Mais de 1.800 cidades já iniciaram o registro no sistema. As informações prestadas ficarão disponíveis para monitoramento do Ministério da Educação e do FNDE, que auxiliarão os gestores na identificação e solução de problemas na execução das atividades planejadas. Em caso de dúvida, os dirigentes municipais de educação podem ligar para o MEC, nos telefones (61) 2022 8335 / 8336 / 8337 / 8338, e para o FNDE, nos números (61) 2022 5807 / 5924 / 5970 / 5990. Outra forma de contato é pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Nova Friburgo discute a heterogeneidade da América Latina

Entre os dias 20 e 22 de novembro acontecerá o II Encontro da Hispanidade do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ), com o tema A América Latina em foco: língua, literatura, artes e educação. O evento, que será realizado no Sesc Nova Friburgo, tem caráter interdisciplinar e pretende reunir inúmeros pesquisadores de todo o Brasil para discutir seus antagonismos. As atividades serão desenvolvidas por meio de palestras, mesas redondas, comunicações, oficinas e apresentações culturais de dança e de teatro. As inscrições estão abertas até 31 de outubro para ouvintes e 20 de outubro, para interessados em apresentar comunicação. Maiores informações e a programação provisória do encontro podem ser obtidas na página do Cefet ou pelo endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., ou ainda pelo telefone (22) 2527-1727.

Prêmio para textos reflexivos sobre igualdade de gênero

Estudantes de ensino médio, graduação, mestrado e doutorado, além de graduados, especialistas e mestres, podem concorrer às diversas categorias do prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. Concorrem redações e artigos científicos. As inscrições estão abertas até 20 de novembro. O objetivo do concurso é estimular a produção científica e a reflexão crítica sobre as desigualdades entre homens e mulheres no Brasil. Veja a íntegra do regulamento no endereço www.igualdadedegenero.cnpq.br.
Assunto(s): Agenda
X
Fim do conteúdo da página