Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Ministro anuncia a criação da Universidade Federal de Catalão, no interior de Goiás
Início do conteúdo da página
TV Escola

Documentário aborda trabalho de primeiro fotógrafo indígena

  • Segunda-feira, 07 de dezembro de 2009, 18h06
  • Última atualização em Segunda-feira, 07 de dezembro de 2009, 18h06
Aquele que é considerado o primeiro fotógrafo de origem indígena será tema de documentário que vai ao ar nesta terça-feira, 8, pela TV Escola. Martin Chambi e os herdeiros incas vai ao ar às 22h, e traz imagens do peruano Chambi, um dos mais consagrados fotógrafos do século 20.

O programa explora a cultura andina e analisa a importância das fotos do artista nos dias de hoje. Nascido na cidade de Coaza, é conhecido por suas fotos de cunho social e étnico, que retratam a sociedade agrária e urbana. Descendente dos incas, nos anos 30 Martin registrou imagens dos andes peruanos. O ensaio ficou tão famoso que em 1979 ganhou um espaço para exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York (MOMA).

Vindo de uma família de agricultores, a origem humilde o influenciou no trabalho. Suas imagens em preto e branco revelam a diversidade e riqueza cultural de um povo pouco conhecido. Optou por fotografar as paisagens andinas, os monumentos incas e aspectos da cultura indígena. Em 1973 o fotógrafo faleceu em seu estúdio, na cidade de Cuzco.

Ganhador do prêmio The New York Film and Television como melhor documentário estrangeiro, o programa, de aproximadamente 50 minutos, será reapresentado na madrugada de quarta-feira, às 3h.

A TV Escola pode ser sintonizada via antena parabólica (digital ou analógica) em todo o país e no Portal do MEC. O sinal está disponível também nas tevês por assinatura via Embratel (canal 123), Sky (canal 112) e Telefônica (canal 694).

Assessoria de Imprensa da Seed
Assunto(s): TV Escola
X
Fim do conteúdo da página