Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Divulgados gabaritos e padrões de resposta do Enade 2017
Início do conteúdo da página
Matemática

Fase inicial da olimpíada reúne 19,6 milhões de alunos em todo o país

  • Segunda-feira, 07 de junho de 2010, 09h50
  • Última atualização em Segunda-feira, 07 de junho de 2010, 09h50
Mais de 19 milhões de estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio participam nesta terça-feira, 8, nas escolas, das provas da primeira fase da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). No conjunto, são 19,6 milhões de alunos de 44,7 mil escolas dos 26 estados e do Distrito Federal.

Na etapa escolar, as questões da prova são objetivas (múltipla escolha), aplicadas e corrigidas pelos professores, que devem seguir as instruções e gabaritos elaborados pela direção acadêmica da Obmep. Os alunos devem resolver 20 problemas e indicar a resposta entre cinco opções. A correção dos testes deve ser imediata porque o prazo de envio à direção regional da Obmep dos cartões-resposta dos classificados para a segunda fase termina no dia 22 próximo.

Os alunos selecionados farão as provas da segunda fase em 11 de setembro, às 14h30 (de Brasília). Serão aplicados de seis a oito testes discursivos em centros de ensino definidos pela coordenação. A correção será feita por comitês de professores de matemática. Desse grupo de alunos sairão os 500 medalhistas de ouro, 900 de prata e 1,8 mil de bronze, além de 30 mil com menção honrosa. A divulgação dos vencedores está marcada para 26 de novembro.

Parceria — Promovida pelos ministérios de Ciência e Tecnologia e da Educação, a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Entre os objetivos do concurso estão incentivar o ensino de matemática e descobrir talentos nas redes públicas.

Regulamento, calendário, prêmios, banco de questões e roteiro para tirar dúvidas podem ser consultados na página eletrônica da olimpíada.

Ionice Lorenzoni

Assunto(s): matemática , olimpíada , Obmep
X
Fim do conteúdo da página