Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Legumes ao creme de milho foi a receita vencedora do Centro-Oeste
Início do conteúdo da página
TV Escola

Programa conta vida do escritor alagoano Graciliano Ramos

  • Quarta-feira, 20 de abril de 2011, 16h55
  • Última atualização em Quarta-feira, 20 de abril de 2011, 16h55
A TV Escola exibe o episódio Graciliano Ramos: Literatura sem bijuterias, da série Mestres da Literatura, que conta a trajetória do escritor alagoano, que foi prefeito de Palmeira dos Índios, interior de Alagoas.

No programa Sala de Professor, que será exibido na próxima segunda-feira, 25, às 10h e com reprise às 16h, e sábado, 30, às 11h, professoras convidadas propõem um trabalho interdisciplinar para ler e reescrever Vidas secas, um de seus mais importantes livros, utilizando outros meios de expressão artística.

Político e escritor, Graciliano Ramos colocou um viés social em sua vida e obra. Eleito prefeito de Palmeira dos Índios em 1927, ficou dois anos no cargo até renunciar em 1930 e se mudar para Maceió no mesmo ano. Publicou, em 1933, Caetés, pelo qual recebeu o Prêmio Brasil de Literatura.

Entre as obras mais conhecidas do autor estão, além de Caetés e Vidas secas, São Bernardo, Angústia e o póstumo Memórias do cárcere, que narra o período em que Ramos, acusado de participar da Intentona Comunista, esteve na prisão. O livro descreve os mais variados tipos encontrados entre os presos políticos e narra, entre outros acontecimentos, a entrega de Olga Benário para a Gestapo, polícia nazista, e insinua as sessões de tortura aplicadas a prisioneiros políticos.

A TV Escola pode ser assistida no canal 112 da Sky, 694 da Telefônica TV Digital, 123 da Via Embratel, pela antena parabólica analógica, na horizontal, frequência 3770, e digital banda C vertical, frequência 3965.

Diego Rocha
Assunto(s): TV Escola
X
Fim do conteúdo da página