Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC libera mais de R$ 1 bilhão para Fundeb e integralização do piso dos professores
Início do conteúdo da página
Cooperação internacional

Ministro tem encontro nesta terça com bolsistas na Espanha

  • Terça-feira, 04 de setembro de 2012, 10h24
  • Última atualização em Terça-feira, 04 de setembro de 2012, 10h43
Criado em 2010, o programa envia estudantes de todas as regiões do Brasil, selecionados a cada ano pelo MEC, por meio do ProUni, para cursar a graduação completa na universidade espanhola (foto: arquivo MEC)O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, recebe, nesta terça-feira, 4, os estudantes brasileiros que cursam graduação na Universidade de Salamanca, na Espanha. Os jovens, de famílias de baixa renda, participam do Programa de Estudos Superiores do Ministério da Educação e Universidade de Salamanca (ProUni-Salamanca). A reunião faz parte da viagem de Mercadante para a 72ª reunião do conselho diretivo da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), na quarta-feira, 5.

O ProUni-Salamanca permite que dez estudantes brasileiros de baixa renda, selecionados a cada ano pelo MEC por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), cursem a graduação completa na universidade espanhola. As bolsas são financiadas pelo Banco Santander. À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do MEC cabe o financiamento dos seis primeiros meses.

Criado em 2010, o programa seleciona estudantes de todas as regiões do Brasil. Na primeira edição, em 2010, foram indicados alunos das áreas de farmácia, engenharia química, de informática e civil, pedagogia, matemática e comunicação social; no ano seguinte, de ciências biológicas, matemática, engenharia e física; este ano, de matemática, química e física. Com duração de quatro anos — até 2013 —, o programa pode ser prorrogado por mais quatro.

Fundada em 1218, a Universidade de Salamanca é a mais antiga da Península Ibérica e uma das mais tradicionais da Europa. Com mais de 35 mil alunos, está entre as instituições universitárias mais prestigiadas da Europa.

Assessoria de Comunicação Social


X
Fim do conteúdo da página