Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Portaria regulamenta concessão de bolsas por institutos federais
Início do conteúdo da página
Cooperação internacional

Brasil faz parceria com a Irlanda para concessão de bolsas no exterior

  • Terça-feira, 09 de outubro de 2012, 19h03
  • Última atualização em Terça-feira, 09 de outubro de 2012, 19h16
A Irlanda é a mais nova parceira do programa Ciência sem Fronteiras. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, assinou nesta terça-feira, 9, acordos de cooperação internacional com o presidente da República daquele país, Michael Higgins. A previsão para os próximos anos é de concessão de 2 mil bolsas de estudos a alunos brasileiros de graduação em instituições irlandesas.

“O Brasil tem todo interesse em se aproximar de um país como a Irlanda, que é referência em educação”, declarou o ministro Mercadante. “Esperamos, através do Ciência sem Fronteiras, estreitar relações e aproximar nossas universidades e população“, salientou.

 

As instituições irlandesas também firmaram convênios de cooperação acadêmica com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), a Universidade de Brasília (UnB) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

 

Em sua fala, o presidente da Irlanda congratulou o governo federal pela criação do Ciência sem Fronteiras e afirmou que nunca viu programas dessa escala. “Essa iniciativa é um plano incrível para aumentar a capacidade científica do Brasil. É uma oportunidade para dividirmos experiências educacionais”, destacou Higgins.

 

A solenidade, realizada no Ministério da Educação, também contou com a presença do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, e do ministro do Comércio Exterior e Desenvolvimento da Irlanda, Joe Costello.

 

Ouça o ministro Mercadante

 

Assessoria de Comunicação Social

 

 

X
Fim do conteúdo da página