Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Macarronada paraense é uma das receitas vencedoras de concurso
Início do conteúdo da página
Outras

Projeto Rondon realiza exposição no Palácio do Planalto

  • Sexta-feira, 20 de maio de 2005, 07h17
  • Última atualização em Terça-feira, 12 de junho de 2007, 06h12

Os Ministérios da Defesa e da Educação abrem, na próxima segunda-feira, 23, às 17h, no espaço térreo do Palácio do Planalto, a exposição O Projeto Rondon na Integração Nacional - Uma Viagem à Amazônia Brasileira. Participam do evento o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, e o secretário de Educação Superior do MEC, Nelson Maculan.

A exposição retrata, em 24 painéis, a viagem de 200 rondonistas a 13 localidades da Amazônia. A expedição, que ocorreu em janeiro de 2005, faz parte da primeira fase da Operação Nacional do Projeto Rondon 2005. O visitante poderá conferir ainda o histórico, os pertences e o busto do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, pioneiro no processo de interiorização do Brasil e patrono do projeto.

A proposta de reativação do Projeto Rondon foi feita ao presidente da República pela União Nacional dos Estudantes (UNE), em novembro de 2003. Em janeiro deste ano, o presidente Lula relançou o projeto em Tabatinga (AM).

O Ministério da Defesa coordena a execução do Projeto Rondon e tem como parceiros principais os Ministérios da Educação, da Integração Nacional, da Saúde, do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social, do Esporte, da Cultura e do Meio Ambiente; além da Secretaria-Geral da Presidência da República, da Secretaria de Comunicação e Gestão Estratégica da Presidência da República; da União Nacional dos Estudantes; da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), da Associação Nacional dos Rondonistas; e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras.

O principal objetivo do Projeto Rondon é possibilitar ao universitário a oportunidade de conhecer os aspectos particulares e a diversidade da realidade brasileira. Visa também desenvolver sua responsabilidade social e fomentar o sentimento patriótico. Outra meta é identificar, por meio de diagnósticos realizados pela equipe de rondonistas, problemas e necessidades de comunidades carentes, permitindo a elaboração de soluções locais, integrando ações das políticas públicas de governo.

A mostra permanecerá no Palácio do Planalto até o dia 30, e, após essa data, será transferida para a Câmara dos Deputados. 

Repórter: José Leitão

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página