Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Após instabilidade nos portais, MEC prorroga prazos do ProUni e do Fies
Início do conteúdo da página
Outras

Reforma universitária será debatida em reunião da SBPC

  • Terça-feira, 05 de julho de 2005, 11h33
  • Última atualização em Terça-feira, 05 de junho de 2007, 07h53

O Ministério da Educação vai montar um estande na 57ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para discutir a reforma universitária e a qualidade do ensino básico. O encontro, que será realizado entre os dias 17 e 22 próximos, na Universidade Estadual do Ceará, em Fortaleza, terá o tema Do Sertão Olhando o Mar — Cultura e Ciência.

Pelo terceiro ano consecutivo, o MEC vai criar um espaço de palestras sobre temas relacionados à educação brasileira. Haverá, ainda, oficinas diárias para apresentar o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). O serviço é um dos maiores do mundo e o único mantido pelo governo para pesquisas em pós-graduação.

A participação do ministério na reunião da SBPC é uma oportunidade para criação de canais diretos de comunicação entre o governo e professores, diretores, estudantes e profissionais da educação. A Capes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) e as secretarias de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), de Educação Superior (SESu/MEC) e de Educação a Distância (Seed/MEC) apresentarão trabalhos durante o encontro.

Histórico — Criada em 1947, a SBPC tem como objetivo agregar cientistas e apoiar a implantação de políticas de desenvolvimento científico. A entidade promove reuniões anuais, em diferentes cidades do país, com a participação de associações de diversas áreas do conhecimento. Para a 57ª reunião, está prevista a participação de 20 mil pessoas.

No total, serão 480 atividades acadêmicas e culturais — 50 simpósios, 60 conferências, 60 minicursos, 50 painéis, 20 mesas redondas, 120 oficinas e 120 palestras, além de uma grande exposição de ciência e tecnologia.

Repórter: Flavia Nery

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página