Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Edital do livro didático dá informações sobre processo de seleção
Início do conteúdo da página
Cooperação internacional

Estudantes estrangeiros podem concorrer a bolsas no Brasil

  • Terça-feira, 11 de outubro de 2016, 09h45
  • Última atualização em Quinta-feira, 13 de outubro de 2016, 15h22

Estudantes estrangeiros interessados em bolsas de doutorado pleno em instituições de educação superior brasileiras têm prazo até 25 de novembro próximo para fazer a inscrição no Programa de Estudantes–Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) do Ministério da Educação.

O programa, que existe há mais de 30 anos, é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do MEC, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério das Relações Exteriores para oferecer capacitação a estudantes, professores universitários e pesquisadores de 60 países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos de cooperação educacional, cultural ou de ciência e tecnologia.

Os candidatos selecionados recebem bolsas de doutorado, passagem aérea de retorno à capital do país de origem ou de residência e isenção de pagamento de mensalidades ou de qualquer espécie de taxa no âmbito acadêmico, além de assistência médica, odontológica e farmacêutica pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O resultado preliminar será divulgado pela internet em 31 de dezembro deste ano. As atividades acadêmicas terão início em fevereiro de 2017.

A inscrição deve ser feita pelos interessados na página da Capes na internet, de acordo com o cronograma e as normas estabelecidas no Edital nº 23/2016.  

Assessoria de Comunicação Social 

X
Fim do conteúdo da página