Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Exame de proficiência recebe inscrições até 18 de agosto
Início do conteúdo da página
Diversidade

Ministro participa de entrega do troféu Raça Negra em São Paulo

  • Terça-feira, 22 de novembro de 2016, 21h12
  • Última atualização em Quarta-feira, 23 de novembro de 2016, 10h18

Mendonça Filho participou da cerimônia em São Paulo ao entregar o troféu ao presidente da ABL, Domício Proença Filho (foto: Rafael Carvalho/MEC)O ministro da Educação, Mendonça Filho, entregou ao presidente da Academia Brasileira de Letras, Domício Proença Filho, o Troféu Raça Negra, conferido anualmente em reconhecimento a personalidades que lutam a favor da comunidade negra. A 14ª edição do prêmio, que este ano homenageou a cantora Elza Soares, foi realizada na segunda-feira, 21, na Sala São Paulo, no centro da capital paulista. O evento faz parte das comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no último domingo (20). Na data, é homenageado Zumbi dos Palmares, representante da resistência negra no país e um dos líderes do Quilombo dos Palmares, local onde viviam os escravos foragidos de engenhos, em Alagoas.

Na cerimônia, Mendonça destacou o papel da educação na promoção de uma sociedade mais justa. “É preciso ter a consciência de que para promover igualdade e equidade não há melhor instrumento que a educação”, afirmou o ministro. “Quando se oferece e garante as crianças e jovens do Brasil acesso à educação pública de qualidade a gente está promovendo o equilíbrio social”.

Em parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares, o Troféu Raça Negra é promovido pela organização não governamental Afrobras. Foi instituído no ano 2000, durante as comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil. A partir de 2004, o prêmio tornou-se anual. São agraciadas personalidades que contribuem para a construção de uma sociedade plural, por meio do combate ao preconceito, à intolerância e à discriminação.

Reconhecido internacionalmente e integrado ao calendário oficial da cidade de São Paulo, o Troféu Raça Negra é considerado o Oscar da comunidade negra. Além de Elza Soares, também foram homenageados a presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia; o secretário de Saúde do estado de São Paulo, David Uip; o sambista Arlindo Cruz e a judoca medalhista de ouro nos Jogos Rio-2016, Rafaela Silva, entre outros.

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página