Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Estudantes concluem exames de avaliação nesta quinta-feira
Início do conteúdo da página
Outras

Mostra apresenta projetos de inclusão digital

  • Terça-feira, 29 de novembro de 2005, 11h15
  • Última atualização em Quarta-feira, 30 de maio de 2007, 07h16

O acesso ao computador e à internet ainda é restrito no Brasil. Uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet revelou que 67% dos brasileiros nunca navegaram na rede e 58% nunca tiveram contato com um computador. Os dados foram comentados nesta terça-feira, 29, na 3ª Mostra de Inclusão Digital do Governo Federal, em Brasília.

De acordo com o subsecretário de logística e tecnologia do Ministério do Planejamento, Rodrigo Assumpção, o desafio do governo é universalizar o acesso ao computador, além de facilitar o acesso a redes de comunicação. “Temos o desafio de fazer a conexão do grande número de redes existentes no país”, declarou. A mostra, segundo o subsecretário, é importante porque vai apresentar a diversidade de experiências em inclusão digital desenvolvidas no Brasil.

Mídias – Em Belo Horizonte, o Centro de Convergência de Novas Mídias, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), oferece há dois anos e meio o projeto Rede.Lê para escolas públicas municipais e estaduais. O Centro, composto por profissionais de 16 áreas da universidade, promove pesquisas sobre inclusão digital e libera laboratórios de informática para escolas carentes.

O projeto ensina alunos e professores a realizar trabalhos como programação de páginas na internet e produção de filmes. “As atividades promovem a integração e a cooperação entre professores, alunos e a universidade”, explica Regina Helena, coordenadora do Centro.

Depois de verificar as necessidades das escolas da capital mineira, o grupo pretende desenvolver um programa de alfabetização utilizando equipamentos e recursos tecnológicos, como som, imagem e áudio. Atualmente, o Rede.Lê atende 15 mil estudantes do ensino fundamental e médio.

Repórter: Flavia Nery

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página