Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Mais de dois milhões de alunos já podem solicitar a ID Estudantil
Início do conteúdo da página
Outras

Olimpíada Brasileira de Física publica resultados nesta quinta

  • Quarta-feira, 14 de dezembro de 2005, 15h36
  • Última atualização em Quarta-feira, 30 de maio de 2007, 05h42

A comissão organizadora da Olimpíada Brasileira de Física publica nesta quinta-feira, 15, os resultados da competição, que teve na primeira fase a participação de alunos de todos os estados. Foram mais de 45 mil estudantes do ensino médio. O certame é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física e pretende estimular o interesse dos alunos pela área científica. Além disso, aqueles que se destacarem serão preparados para as olimpíadas internacionais de 2006 e 2007. O evento tem apoio do Conselho Nacional para o Desenvolvimento Científico (CNPq).

Além de estimular os estudantes do ensino médio para o estudo da física, a Olimpíada Brasileira de Física é uma fonte de talentos que possibilita selecionar aqueles que irão representar o país nas olimpíadas internacionais. Em 2005, o Brasil teve performance de destaque nos concursos internacionais, principalmente na Olimpíada Ibero-Americana, no Uruguai, onde o estudante Douglas Cunha conquistou o ouro e conseguiu a melhor pontuação entre todos os 58 participantes.

Para o pernambucano Gabriel de Sá, que participou da Olimpíada Internacional de Física (IPhO) deste ano, foi a competição brasileira que o motivou a estudar. “Eu não me identificava com a área de exatas. Foi no primeiro ano do colegial que, por meio da OBF, passei a me dedicar e ter incentivo. Hoje, me interesso por física quântica”. O cearense José Mário, medalha de bronze na IPhO, também confessa suas preferências. “Sem dúvida, prefiro eletromagnetismo, é uma matéria bonita”, afirma.

Ano Mundial da Física – Os alunos que ganharam medalhas foram recebidos no CNPq, órgão que financiou as passagens para a participação dos representantes brasileiros em competições de conhecimentos de física no exterior. O presidente do CNPq, Erney Felício Plessmann, recebeu os alunos selecionados em Brasília. Ele conversou com os estudantes e constatou que dois deles irão seguir a carreira científica na área de física.

“Esse fato ratifica a importância da competição nacional, organizada pela Sociedade Brasileira de Física, e é resultado do estímulo e do apoio a esses estudantes durante o ano de 2005, dedicado mundialmente à física”, explica.

A lista com os nomes dos selecionados estará disponível na internet.

Repórter: José Leitão

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página