Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > A complexa logística de distribuição dos livros didáticos, desde as editoras até os estudantes
Início do conteúdo da página
Censo escolar

Termina nesta segunda, 31, prazo para dados da matrícula inicial

  • Segunda-feira, 31 de julho de 2017, 19h17
  • Última atualização em Segunda-feira, 31 de julho de 2017, 19h17

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerra às 23h59 desta segunda-feira, 31, a coleta da matrícula inicial do Censo Escolar 2017, iniciada em 31 de maio. Os dados coletados servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e divulgação das avaliações do Inep. A declaração ao Censo Escolar 2017 é uma das condições para participar dos instrumentos de avaliação do Saeb, censitária para as escolas da rede pública e facultativa para as da rede privada.

Essa primeira etapa do censo consiste no preenchimento da matrícula inicial, quando ocorre a coleta de dados sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. A segunda etapa é voltada ao preenchimento de informações sobre a situação do aluno – considera o movimento e rendimento escolar dos estudantes ao final do ano letivo.

Censo – Principal instrumento de coleta de informações da educação básica, o Censo Escolar é o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro na área. Coordenado pelo Inep, é realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O censo abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular; educação especial; educação de jovens e adultos (EJA); e educação profissional.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

X
Fim do conteúdo da página