Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Novo equipamento multimídia facilita atividades na escola
Início do conteúdo da página
TV Escola

Hora do Enem aborda bons temas para quem vai prestar o exame

  • Sexta-feira, 25 de agosto de 2017, 17h21
  • Última atualização em Sexta-feira, 25 de agosto de 2017, 18h54

O programa Hora do Enem da próxima semana está com uma programação intensa. Como a redação tem peso importante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o programa, transmitido pela TV Escola, traz informações sobre o aumento das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) como um dos possíveis temas. Os professores Luiz Herculano e Cristiano Marcell vão desvendar o assunto, dando dicas, inclusive, sobre como analisar os gráficos e tabelas que aparecem nos textos de apoio.

O programa também traz o filósofo pop Silvério Ortiz, um verdadeiro guru para uma legião de seguidores dos seminários sobre filosofia e música. Ele vai mostrar como é possível estudar a disciplina com Rolling Stones e Michael Jackson.

Na segunda-feira, 28, os professores Walter Tadeu e Sandro Davison vão revisar uma questão sobre porcentagem. O programa traz também um papo com o professor Charles Esteves, do Projeto Adoro Robótica. Ele conta como construir robôs está cada vez mais fácil e pode ajudar no aprendizado.

 Terça-feira, 29, é dia de filosofia. O professor Silvério Ortiz prova que é possível estudar por meio do rock e do pop. Já os professores Paulo Andrade e Ênio Mendes revisam uma questão da segunda aplicação do Enem 2016 sobre o pensamento de Platão.

Já os professores Luiz Guilherme Barbosa e Josi Motta vão rever uma questão da segunda aplicação de 2016 sobre interpretação de texto, na quarta-feira, 30. A poeta Aline Miranda, criadora de uma oficina de experimentação poética com máquinas de escrever, também participa do programa. Ela conta como, em tempos de internet e smartphones, o contato com ferramentas do passado pode mudar o nosso olhar sobre a escrita.

Para deixar os candidatos do Enem mais tranquilos para a prova de química, os professores Fábio Marques e Eduardo Bechara revisam uma questão do Enem 2014 sobre reações, na quinta-feira, 31. E ainda haverá um papo com o professor Aires Silva, que ensina química para pessoas com deficiência visual. Ele mostra como as representações visuais de moléculas e equações químicas são traduzidas em braile.

Na sexta-feira, 1º, um possível tema da redação do Enem: O aumento das DSTs entre jovens no Brasil. O professor Luiz Herculano examina os principais aspectos do problema, enquanto o professor Cristiano Marcell, de matemática, dá dicas de como analisar os gráficos e tabelas que aparecem nos textos de apoio.

O Hora do Enem é apresentado por Land Vieira, e exibido de segunda a sexta, às 7h, 13h e 18h, na TV Escola, e também por streaming no portal da emissora, no canal do YouTube e pelos aplicativos.

Assessoria de Comunicação Social 

Assunto(s): tv escola , Hora do Enem
X
Fim do conteúdo da página