Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Em Pernambuco, 1.300 estudantes recebem os diplomas do Pronatec
Início do conteúdo da página
Outras

Projeto convida escolas a debater valores humanos

  • Quarta-feira, 01 de fevereiro de 2006, 16h07
  • Última atualização em Terça-feira, 29 de maio de 2007, 06h12

As 46.330 escolas públicas municipais e estaduais que têm turmas de 5ª a 8ª série do ensino fundamental começaram a receber nesta quarta-feira, 1º, os kits do Projeto MEC/Nestlé de Valorização de Crianças e Adolescentes 2005/2006. Para participar do projeto e concorrer a uma viagem a Brasília, o aluno deve escrever uma frase sobre o que são, para ele, os valores humanos.

Na 9ª edição do projeto, o Ministério da Educação e a Nestlé Brasil convidam os professores de 5ª a 8ª série a trabalhar com seus alunos quais são e a importância que têm os valores humanos na família, na escola e na sociedade. Para ajudá-los nesta tarefa, as escolas vão receber um kit contendo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), um caderno sobre valores humanos, um cartaz, o regulamento do concurso e uma carta-resposta. Para participar, a escola fará um concurso interno para escolher a melhor frase que será enviada ao Ministério da Educação. Na seleção nacional, serão escolhidas as 27 melhores frases, uma de cada estado da Federação e do Distrito Federal.

Neste ano, o Projeto MEC/Nestlé faz duas inovações: uma convocação especial à participação das 86 escolas quilombolas e às 301 escolas indígenas que oferecem turmas de 5ª a 8ª série. O objetivo do MEC é incluir todas as escolas e oferecer oportunidades iguais aos alunos do ensino fundamental.

Prêmios – As melhores frases dos alunos darão prêmios também para os seus professores e suas escolas. Estudantes e professores ganharão uma viagem de sete dias para conhecer Brasília no período de 16 a 22 de junho deste ano; encontro com o presidente da República e com o ministro da Educação; um conjunto de peças contendo abrigo/agasalho, calça, bermuda, camisetas, tênis, meias, mochila e boné que serão usados em Brasília; certificado, troféu e um kit de livros de literatura. As escolas receberão certificado de participação no projeto.

Calendário – Até 15 de fevereiro, todas as escolas receberão o kit com os materiais; até 29 de abril, devem enviar pelos Correios a carta-resposta com sua frase; nos dias 13 e 14 de junho, uma comissão nacional vai julgar as 27 melhores frases; 19 de junho, o MEC divulga os nomes dos vencedores; de 16 a 22 de julho é a viagem a Brasília; 18 de julho será o encontro com o presidente da República e com o ministro da Educação. Mais informações podem ser obtidas no telefone gratuito do MEC 0800 616161.

Repórter: Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página