Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Inscrições do Sisu terminam neste domingo
Início do conteúdo da página
Outras

Formação de professores é destaque em Fortaleza

  • Sexta-feira, 18 de maio de 2007, 13h50
  • Última atualização em Quarta-feira, 20 de junho de 2007, 05h55

Fortaleza — A formação de professores da educação básica foi a principal pauta do projeto oficinas promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) juntamente com a Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC). A reunião foi nesta sexta-feira, 18, na Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza.

No evento, a Seed apresentou aos mais de 150 participantes três programas: a Universidade Aberta do Brasil (UAB), a Rede Interativa Virtual de Educação (Rived) e Mídias na Educação. Sobre a formação de professores, o secretário substituto de Educação a Distância, Hélio Chaves Filho, apresentou a UAB como instrumento capaz de garantir e melhorar a qualidade da educação pública no Brasil. “O programa UAB já tem a participação de 290 pólos de apoio presencial que iniciam suas atividades em 2007 em 289 municípios de todos os estados da Federação. Até 2010, nossa intenção é ampliar o sistema UAB, atingindo mil pólos espalhados por todo o país”, diz o secretário.

A UAB tem como objetivos democratizar, expandir e interiorizar a oferta de ensino superior público no país, assim como desenvolver projetos de pesquisa e de metodologias inovadoras de ensino, preferencialmente na área de formação inicial e continuada de professores da educação básica. Segundo Hélio Chaves, o MEC pensa a educação de forma sistêmica, onde todos os níveis estão trabalhando no mesmo sentido. A educação superior, por exemplo, tem entre seus objetivos, a formação de professores, principalmente aqueles que estão em sala de aula. Diante disso, explica, a UAB é uma ferramenta capaz de melhorar a qualidade do ensino.

Oficinas — Em Fortaleza foi realizada a quarta oficina do projeto, que já percorreu Campo Grande (MS) e Goiânia (GO), no Centro-Oeste; e Campinas (SP), no Sudeste. Em junho, o projeto estará em Manaus (AM). Estão programadas oficinas em Vitória (ES) e Florianópolis (SC). (Assessoria de Imprensa da SESu/MEC)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página