Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Ministro recebe pauta de demandas de nova diretoria do Conif e reforça compromisso do MEC
Início do conteúdo da página
Outras

Agenda

  • Terça-feira, 29 de maio de 2007, 05h39
  • Última atualização em Sexta-feira, 15 de junho de 2007, 05h06

MEC promove videoconferência com Coletivos Jovens de Meio Ambiente do país

A Coordenação-Geral de Educação Ambiental (CGEA/Secad/MEC) realiza amanhã, 30 de maio, das 14 às 17h, uma videoconferência com os Coletivos Jovens de Meio Ambiente (CJs) de todos os estados do país. Trata-se da primeira videconferência de 2007, atividade que integra as ações do programa Juventude e Meio Ambiente, cujo objetivo é a formação de jovens na área de educação ambiental. A programação da atividade prevê a apresentação do planejamento da fase II do programa, compreendendo o período 2007/2008, com as novas áreas de trabalho e respectivas metas. O programa Juventude e Meio Ambiente é uma ação coordenada pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, formado pelo MEC e Ministério do Meio Ambiente (MMA). Mais informações pelo telefone  2104-6144 ou pelo correio eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Seminário discute segurança alimentar e energia de biomassa

Recife
A Diretoria de Pesquisas Sociais e a Coordenação-Geral de Estudos Ambientais e da Amazônia da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) promovem, nos dias 5 e 6 de junho, o seminário Segurança Alimentar e Energia de Biomassa: sustentabilidade e conflitos socioambientais. O objetivo é contribuir para o avanço das discussões sobre meio ambiente e promover ações que fomentem o desenvolvimento econômico, social e sustentável das regiões brasileiras. O semi-árido nordestino será um dos principais focos de discussão. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página eletrônica da Fundaj.

Cefet-PE realiza vestibular para cursos a distância e para Uned-Ipojuca

Ipojuca
Hoje, 29, é o último dia para solicitar isenção de taxa de inscrição para o vestibular dos cursos superiores a distância e técnicos na unidade de Ipojuca,  do Cefet-PE. As solicitações serão recebidas no Colégio Professor Aderbal Jurema, zona urbana de Ipojuca; na Escola Armando da Costa Brito, na comunidade Nossa Senhora do Ó e na Escola Ministro Jarbas Passarinho, em Camela.
Para obter o benefício, é necessário levar cópia e original do histórico escolar ou declaração de conclusão do ensino médio, constando que todas as séries foram cursadas em escola pública; identidade; comprovante de renda familiar atualizado e conta de energia do mês de abril ou maio de 2007.
O edital dos concursos foi publicado no Diário Oficial da União, na última sexta-feira, 25. As inscrições serão realizadas, exclusivamente, na página eletrônica do Cefet-PE, entre os dias 7 e 20 de junho. Ao todo serão oferecidas 216 vagas.
Os candidatos precisam comprovar nível médio completo e metade das vagas  serão destinadas aos alunos de escolas públicas pelo sistema de cotas. Aqueles que não têm acesso à internet poderão utilizar computadores  disponíveis na rede pública de ensino do município durante o período de inscrição.

Professores fazem curso para atendimento de superdotados

Brasília
O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Especial (Seesp), promove, até 31 de maio, no Hotel St. Peter, em Brasília, o curso A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/S). O curso terá carga horária de 40 horas e contará com a participação de 110 pessoas, entre elas três representantes de cada estado e do Distrito Federal que atuam nos núcleos de atividades de altas habilidades/superdotação (Naah/S), criados em 2005. Mais informações na página eletrônica da Seesp.

ProUni oferece mais de 50 mil bolsas

Estão abertas as inscrições para o segundo processo seletivo deste ano do Programa Universidade para Todos (ProUni). São 54.816 bolsas de estudos integrais e parciais. Os interessados em concorrer a uma bolsa têm até 9 de junho para se inscrever pela internet. A relação dos pré-selecionados será divulgada em 14 de junho, na página eletrônica do ProUni. Ao efetuar a inscrição, o candidato pode escolher até sete opções de instituições de ensino superior, cursos e turnos, conforme a renda familiar por pessoa e o perfil socioeconômico. Essas opções podem ser alteradas a qualquer tempo, dentro do período de inscrições.

Abertas inscrições para o Enem

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão abertas até 15 de junho e devem ser feitas na página eletrônica do Enem. O exame verifica o nível de conhecimento, as competências e habilidades que os alunos adquiriram durante o ensino médio. Todos os estudantes que vão concluir o ensino médio este ano ou que já o concluíram em anos anteriores, inclusive os da educação de jovens e adultos (antigo supletivo), podem fazer o Enem. O estudante que participa do exame poderá concorrer a uma bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni), que utiliza a média geral do participante no Enem para fazer a classificação dos beneficiados. Este ano, mais de quatro milhões de estudantes devem prestar o exame.

Inscrições abertas para mestrado em história

Rio de Janeiro
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) está com inscrições abertas para o preenchimento de dez vagas para o curso de mestrado. O prazo para inscrições vai até 6 de junho. Podem se inscrever aqueles que concluíram curso de graduação em quaisquer áreas de conhecimento. O edital completo está na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPG) na internet. Mais informações na página eletrônica da Unirio ou na Coordenação de Comunicação da universidade, telefone (21) 2542-4294, fax (21) 2542-4477.

UFMT abre inscrições para vestibular indígena

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está com inscrições abertas para o processo seletivo específico para ingresso em cursos de graduação no período letivo de 2007, segundo semestre, exclusivamente para estudantes dos povos indígenas de Mato Grosso. São oferecidas quatro vagas suplementares para o curso de enfermagem, para os campi de Rondonópolis (duas vagas) e de Sinop (duas vagas).
As inscrições poderão ser realizadas no período de 4 a 8 de junho, das 8h às 11h e das 14h às 17h, nos núcleos de apoio de Água Boa, Juína, Rondonópolis, Ji-Paraná (RO) e de Vilhena (RO), e nas administrações regionais da Fundação Nacional do Índio (Funai) do Araguaia, Barra do Garças, Campinápolis, Colíder, Cuiabá, Primavera do Leste, Tangará da Serra e de Cacoal (RO). Mais informações pelos telefones (65) 3615-8152 e 3628-1290. O edital completo está no sítio da UFMT.

UFSC lança mestrado em jornalismo

Florianópolis
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lança o primeiro mestrado 100% focado em jornalismo do Brasil. O curso é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e começa a funcionar na UFSC em agosto deste ano. As inscrições estão abertas de 1º a 15 de junho, das 14h às 17h, e devem ser realizadas na Secretaria do Mestrado em Jornalismo, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Campus Universitário, Florianópolis (SC). Serão admitidas inscrições pelos Correios, postadas até o último dia de inscrição e recebidas pela secretaria até 19 de junho.
O curso é gratuito e oferece dez vagas, sendo quatro delas na Linha de Pesquisa 1 (Fundamentos do Jornalismo) e outras seis na Linha de Pesquisa 2 (Processos e Produtos Jornalísticos). O edital está disponível no sítio do mestrado. Outras informações pelo telefone (48) 3721-9490.

Inscrições abertas para o mestrado em sociologia na Ufal

Maceió
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, publicou o edital de abertura do processo de inscrição e seleção dos candidatos ao mestrado em sociologia. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de junho, na Secretaria do Curso de Pós-graduação. Os candidatos também podem realizar as inscrições pelos Correios ou por procuração.
A área de concentração é Poder, Cultura e Sociedade. São duas linhas de pesquisa: Políticas Públicas e Movimentos Sociais e Sociedade, Identidade e Pensamento Social. Os candidatos vão disputar dez vagas. O período de seleção será de 9 a 13 de julho. Mais informações e o edital completo no sítio da Ufal.

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página