Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC realiza capacitação em inovação para a Rede Federal
Início do conteúdo da página
Outras

Agenda

  • Quinta-feira, 31 de maio de 2007, 05h33
  • Última atualização em Sexta-feira, 15 de junho de 2007, 05h06

Timor Leste: bolsa para professores tem inscrição até amanhã

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) lançou edital do Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa no Timor Leste. São 36 vagas para bolsistas e uma para o cargo de coordenador pedagógico. Os selecionados irão colaborar com a formação, em língua portuguesa, dos professores que atuam nas escolas daquele país. As inscrições ficam abertas até amanhã, 1º de junho. Os candidatos selecionados terão direito, entre outros benefícios, a bolsas mensais no valor de US$ 1,1 mil, passagem aérea e seguro-saúde. O coordenador local terá bolsa no valor de US$ 2 mil. As bolsas serão concedidas pelo prazo de até 12 meses. O início das atividades está previsto para a primeira quinzena de julho de 2007. Outras informações na página eletrônica da Capes.

Curso de extensão em horta orgânica na UFMS

Campo Grande
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) oferece curso de extensão em horta orgânica. O curso faz parte do projeto Monitoramento da Qualidade das Águas Utilizadas na Produção Urbana de Verduras do Município de Campo Grande. Para participar do curso, os alunos precisam se inscrever até amanhã, dia 1º de junho, pelo telefone (65) 3345-7453. O início das aulas, que serão ministradas às sextas-feiras na UFMS, está previsto para o dia 8 de junho. O curso tem carga horária de 40 horas.

Livro didático é discutido durante encontro nacional no Amazonas

Manaus
O 11º Encontro Técnico Nacional do Livro Didático reúne, em Manaus (AM), autores e editores de livros, além do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), Daniel Balaban, secretários municipais de educação e coordenadores do livro dos 26 estados e do Distrito Federal. O evento será encerrado amanhã, 1º de junho. A programação do encontro inclui a solenidade de entrega da segunda edição do Prêmio Siscort — Sistema de Controle de Remanejamento e Reserva Técnica. Os estados premiados são: Tocantins, Espírito Santo, Ceará e Minas Gerais. O evento é realizado no Tropical Hotel, na Avenida Coronel Teixeira, 1.320, no bairro de Ponta Negra. Mais informações no sítio do FNDE.

Professores fazem curso para atendimento de superdotados

Brasília
O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Especial (Seesp), promove, até hoje, 31 de maio, no Hotel St. Peter, em Brasília, o curso A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/S). O curso terá carga horária de 40 horas e contará com a participação de 110 pessoas, entre elas três representantes de cada estado e do Distrito Federal que atuam nos núcleos de atividades de altas habilidades/superdotação (Naah/S), criados em 2005. Mais informações na página eletrônica da Seesp.

ProUni oferece mais de 50 mil bolsas

Estão abertas as inscrições para o segundo processo seletivo deste ano do Programa Universidade para Todos (ProUni). São 54.816 bolsas de estudos integrais e parciais. Os interessados em concorrer a uma bolsa têm até 9 de junho para se inscrever pela internet. A relação dos pré-selecionados será divulgada em 14 de junho, na página eletrônica do ProUni. Ao efetuar a inscrição, o candidato pode escolher até sete opções de instituições de ensino superior, cursos e turnos, conforme a renda familiar por pessoa e o perfil socioeconômico. Essas opções podem ser alteradas a qualquer tempo, dentro do período de inscrições.

Abertas inscrições para o Enem

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão abertas até 15 de junho e devem ser feitas na página eletrônica do Enem. O exame verifica o nível de conhecimento, as competências e habilidades que os alunos adquiriram durante o ensino médio. Todos os estudantes que vão concluir o ensino médio este ano ou que já o concluíram em anos anteriores, inclusive os da educação de jovens e adultos (antigo supletivo), podem fazer o Enem. O estudante que participa do exame poderá concorrer a uma bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni), que utiliza a média geral do participante no Enem para fazer a classificação dos beneficiados. Este ano, mais de quatro milhões de estudantes devem prestar o exame.

Inscrições abertas para mestrado em história

Rio de Janeiro
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) está com inscrições abertas para o preenchimento de dez vagas para o curso de mestrado. O prazo para inscrições vai até 6 de junho. Podem se inscrever aqueles que concluíram curso de graduação em quaisquer áreas de conhecimento. O edital completo está na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPG) na internet. Mais informações na página eletrônica da Unirio ou na Coordenação de Comunicação da universidade, telefone (21) 2542-4294, fax (21) 2542-4477.

UFMT abre inscrições para vestibular indígena

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) abriu inscrições para o processo seletivo dos cursos de graduação do segundo semestre de 2007, exclusivamente para estudantes dos povos indígenas de Mato Grosso. São oferecidas quatro vagas suplementares para o curso de enfermagem, para os campi de Rondonópolis (duas vagas) e de Sinop (duas vagas).
As inscrições poderão ser realizadas no período de 4 a 8 de junho, das 8h às 11h e das 14h às 17h, nos núcleos de apoio de Água Boa, Juína, Rondonópolis, Ji-Paraná (RO) e de Vilhena (RO), e nas administrações regionais da Fundação Nacional do Índio (Funai) do Araguaia, Barra do Garças, Campinápolis, Colíder, Cuiabá, Primavera do Leste, Tangará da Serra e de Cacoal (RO). Mais informações pelos telefones (65) 3615-8152 e 3628-1290. O edital completo está no sítio da UFMT.

UFSC lança mestrado em jornalismo

Florianópolis
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lança o primeiro mestrado 100% focado em jornalismo do Brasil. O curso é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e começa a funcionar na UFSC em agosto deste ano. As inscrições estão abertas de 1º a 15 de junho, das 14h às 17h, e devem ser realizadas na Secretaria do Mestrado em Jornalismo, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Campus Universitário, Florianópolis (SC). Serão admitidas inscrições pelos Correios, postadas até o último dia de inscrição e recebidas pela secretaria até 19 de junho.
O curso é gratuito e oferece dez vagas, sendo quatro delas na Linha de Pesquisa 1 (Fundamentos do Jornalismo) e outras seis na Linha de Pesquisa 2 (Processos e Produtos Jornalísticos). O edital está disponível no sítio do mestrado. Outras informações pelo telefone (48) 3721-9490.

Inscrições abertas para o mestrado em sociologia na Ufal

Maceió
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, publicou o edital de abertura do processo de inscrição e seleção dos candidatos ao mestrado em sociologia. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de junho, na Secretaria do Curso de Pós-graduação. Os candidatos também podem realizar as inscrições pelos Correios ou por procuração.
A área de concentração é Poder, Cultura e Sociedade. São duas linhas de pesquisa: Políticas Públicas e Movimentos Sociais e Sociedade, Identidade e Pensamento Social. Os candidatos vão disputar dez vagas. O período de seleção será de 9 a 13 de julho. Mais informações e o edital completo no sítio da Ufal.

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página