Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Abertura de portões terá quatro horários diferentes nas regiões
Início do conteúdo da página
Outras

MEC vai aos municípios para melhorar a educação

  • Terça-feira, 19 de junho de 2007, 16h00
  • Última atualização em Quarta-feira, 25 de julho de 2007, 08h28

Natal — O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira, 19, que a visita aos estados representa uma mudança de atitude do governo em relação às redes de educação estaduais e municipais. “Adotamos uma postura ativa. Saímos de Brasília e estabelecemos um primeiro contato com os prefeitos”, diz o ministro. “Inauguramos um processo de interlocução com o objetivo de reverter o atual quadro da educação em cada município”, completa.

A visita a Natal faz parte do lançamento das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) no estado. O ministro destacou a importância da articulação entre governos federal, estaduais e municipais para construir uma agenda de ações educacionais articulada. “O PDE prevê ações articuladas e não pontuais. A idéia é criar planos de trabalho plurianuais para evitar a descontinuidade das ações, mesmo se houver mudança de governos”, ressalta.

Segundo Haddad, consultores contratados pelo MEC serão responsáveis por traçar um diagnóstico e apontar as principais dificuldades em cada município. Caso haja deficiência de infra-estrutura, os municípios receberão apoio técnico e, se o problema for falta de verbas, terão ajuda financeira, desde que sigam as metas estabelecidas pelo PDE, a partir de critérios definidos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que combina critérios de desempenho e de freqüência escolar.

“Nossos consultores saberão se as ações no município devem ser voltadas à formação de professores, à correção de fluxo ou à falta de infra-estrutura, porque farão visitas in loco”. Haddad lembra que a prioridade agora é cuidar dos municípios com mais baixo Ideb, concentrados no Nordeste, e que, por isso, a caravana da educação iniciou sua caminhada pela região. A partir das visitas dos consultores e da avaliação das condições de cada município, eles elaborarão, em conjunto com as redes estaduais e municipais, planos de trabalho com ações articuladas e específicas para cada município.

Maria Clara Machado

Confira outras notícias da Caravana da Educação

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página