Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC libera R$ 420,79 milhões para Ensino Médio em Tempo Integral
Início do conteúdo da página
Outras

Comunicação: especialista ministra curso

  • Quarta-feira, 22 de agosto de 2007, 12h04
  • Última atualização em Quarta-feira, 22 de agosto de 2007, 14h14

O pesquisador francês Lucien Sfez, um dos mais importantes nomes da área de comunicação em atividade no mundo, ficará no Brasil até dezembro. Ele está em Porto Alegre, onde ministra desde terça-feira, dia 21, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o curso Reflexão sobre os Fenômenos Comunicacionais Contemporâneos. A presença do pesquisador, que fará palestras em várias outras cidades, integra o Programa da Escola de Altos Estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).  

Desde a década de 80, as obras de Sfez são referência para estudantes e pesquisadores de comunicação, ciência políticas, sociologia e outras áreas. Ele é autor dos livros Críticas da Comunicação e Dicionário Crítico das Ciências da Comunicação. Professor da Universidade de Sorbonne – Paris I, dirige a Formação Doutoral em Ciências Políticas e o Departamento de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Política. Também é editor da revista Quaderni, espaço de discussão sobre comunicação, tecnologia e política. “Sfez vincula os temas comunicação, política e tecnologia. Seus livros Crítica da Comunicação e A Saúde Perfeita inventariam de maneira incisiva os mitos, os dilemas e os impasses das sociedades contemporâneas”, diz o coordenador do programa de pós-graduação em comunicação da PUCRS, Juremir Machado da Silva.

Os estudantes que participarem receberão dois créditos. As aulas serão transmitidas também para o curso de mestrado em comunicação da Universidade Tuiuti, do Paraná. As aulas, gravadas em vídeo, estarão disponíveis aos interessados e serão editadas e divulgadas na UniTV, emissora universitária de Porto Alegre, no canal 15 da operadora NET.

Sfez terá uma agenda cheia no Brasil. Ele fará conferência no dia 11 de setembro, no Colóquio da Transdisciplinaridade, organizado pela PUCRS, e palestra no 9º Seminário Internacional da Comunicação, nos dias 7 e 8 de novembro, também promovido pela universidade gaúcha.

Estão previstas palestras nas universidades federais de Santa Maria (UFSM), da Bahia (UFBA), de Pernambuco (UFPE), de Santa Catarina (UFSC), do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fluminense (UFF), na Estadual do Rio de Janeiro, na PUC-RJ, na Tuiuti do Paraná e na Escola Superior de Publicidade e Marketing de São Paulo (ESPM). “Trata-se de um momento privilegiado de intercâmbio entre os programas brasileiros de comunicação”, afirma Silva.

Adriane Cunha

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página