Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC divulga reajuste do piso salarial de professores da educação básica para 2020
Início do conteúdo da página
Reuni

UnB cria mais campi e cursos noturnos

  • Quarta-feira, 12 de março de 2008, 15h52
  • Última atualização em Quinta-feira, 13 de março de 2008, 12h11

Dez novas universidades e 61 novos campi foram criados com o programa de expansão do ensino superior no país. A ação visa interiorizar as universidades federais, diminuindo o êxodo em direção aos grandes centros urbanos. Assim, os alunos podem utilizar os conhecimentos adquiridos na universidade para o desenvolvimento de sua própria região.

A Universidade de Brasília (UnB) está engajada no processo de expansão para outras cidades do Distrito Federal. Já foi instalado um campus da universidade em Planaltina e, até o final de 2008, outros dois campi começarão a funcionar: um em Ceilândia e outro no Gama.

O Ministério da Educação vai investir R$ 12,2 milhões na construção dos novos campi. As obras estão orçadas em cerca de R$ 10 milhões. Inicialmente, serão oferecidas cerca de 400 vagas em cada unidade. Ceilândia deve oferecer cursos na área de ciências da saúde e o Gama, na de ciências tecnológicas. O foco do campus de Planaltina é nas ciências da terra.

Inaugurada em maio de 2006, a Faculdade UnB Planaltina, como é chamado o campus, comprova a democratização do acesso ao ensino superior. Depois de apenas três vestibulares, 60% dos 289 alunos de graduação já são moradores da área de abrangência do campus (Planaltina, Sobradinho, Planaltina de Goiás e Formosa).

A Universidade de Brasília também aderiu ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Até 2012, a UnB pretende aumentar de 61 para 85 os cursos de graduação, com ênfase para os cursos noturnos que vão passar de 15 para 23. As matrículas vão passar de 4.178 para 8.458, crescendo cerca de 103%. 

Assessoria de Comunicação Social

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página