Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Saeb em 2019 terá testes de ciências para 9º ano e avaliação de alfabetização para o 2º
Início do conteúdo da página
Reuni

Reuni discute formação de professores

  • Quinta-feira, 10 de julho de 2008, 14h23
  • Última atualização em Terça-feira, 10 de março de 2009, 13h29

Belo Horizonte — O 4º Seminário Nacional do Reuni — Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais — que teve início nesta quinta-feira, 10, em Belo Horizonte, tem como tema central das discussões a formação de professores para educação básica. O encontro termina nesta sexta-feira, 11.

Na abertura do evento, os secretários de Educação Superior, Ronaldo Mota, de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, e de Educação a Distância, Carlos Bielschowsky, apresentaram programas, projetos e ações federais para a formação de professores.

Para Mota, esta é uma fase de muita riqueza das universidades federais. “Formação de professores é o primeiro ponto da agenda do Reuni. Esse ponto é onde se vinculam a educação básica e a superior. Precisamos dar respostas a essa demanda urgente”, destacou.

Ronaldo Mota informou, ainda, que já está no Congresso Nacional  projeto do Executivo que altera a Lei de Diretrizes e Bases, e define que o papel da formação de professores caberá à União, com apoio dos estados e municípios. “Estamos assumindo um compromisso social dos mais relevantes. Não é formar quantitativamente, é colar essa formação com as necessidades dos estados e municípios, a fim de atender às demandas da educação do nosso país.”

A palestra Licenciaturas: instrumentos, novas tecnologias e práticas, proferida pelo professor Antonio Carlos Pavão, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi outro destaque do primeiro dia do seminário.

Nesta sexta-feira, 11, o encontro tratará do amparo legal e novos instrumentos e modelos de gestão acadêmico-administrativa integrada para a formação de professores. Veja a programação do evento.

Assessoria de Imprensa da Sesu

Assunto(s): Reuni , Belo , Horizonte
X
Fim do conteúdo da página