Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Prova será realizada todos os anos e adesão será voluntária
Início do conteúdo da página
Enade 2018

Inep capacita equipe que fará a aplicação do exame este ano

  • Sexta-feira, 19 de outubro de 2018, 15h29
  • Última atualização em Sexta-feira, 19 de outubro de 2018, 15h29

Os coordenadores estaduais e de local de aplicação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018 estão sendo capacitados nesta sexta-feira, 19 de outubro, no Rio de Janeiro. O treinamento, com oito horas de duração, é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio da Fundação Cesgranrio, que aplicará as provas em 25 de novembro. O Enade 2018 teve mais de 550 mil inscritos. Este ano, serão avaliados estudantes de cursos de 27 áreas. O objetivo da capacitação é padronizar os procedimentos de aplicação em todo o país.

Foram inscritos no Enade 2018 todos os estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas do atual ciclo avaliativo. Os estudantes ingressantes habilitados são dispensados da participação no Enade e terão sua situação de regularidade atribuída pelo Inep. Já os estudantes concluintes devem preencher o questionário do estudante, até 21 de novembro, e fazer a prova, em 25 de novembro. Só a participação nos dois processos permite a colação de grau.

O Enade 2018 tem novidades. Uma delas foi o encerramento da inscrição dos estudantes irregulares de anos anteriores pelo coordenador de curso. A regularização da situação desses estudantes será feita pelo próprio Inep, a partir da edição do Enade subsequente à que o estudante se tornou irregular. Também é novidade o Aplicativo do Enade, disponível nas plataformas na internet. Com a nova tecnologia, todas as etapas de responsabilidade do participante podem ser feitas por meio de smartphones e tablets.

Cursos – Em 2018, o Enade vai avaliar os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social - jornalismo, comunicação social - publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo. Também serão avaliados os cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de: tecnologia em comércio exterior, tecnologia em design de interiores, tecnologia em design de moda, tecnologia em design gráfico, tecnologia em gastronomia, tecnologia em gestão comercial, tecnologia em gestão da qualidade, tecnologia em gestão de recursos humanos, tecnologia em gestão financeira, tecnologia em gestão pública, tecnologia em logística, tecnologia em marketing e tecnologia em processos gerenciais.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes e um questionário do estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição. No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade.

Assessoria de Comunicação Social

Assunto(s): Enade , educação superior
X
Fim do conteúdo da página