Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Guia de Tecnologias: novo calendário
Início do conteúdo da página
Encceja 2018

Com mais de 1,5 milhão de inscritos, o prazo chega ao fim

  • Sexta-feira, 27 de abril de 2018, 17h47
  • Última atualização em Sexta-feira, 27 de abril de 2018, 18h17

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2018 registrou, às 14h desta sexta-feira, 27 de abril, 1.500.121 inscrições. Desse total, 307.221 buscam a certificação do ensino fundamental e 1.192.897 querem a certificação do ensino médio. Os interessados em participar do exame têm até 23h59 de hoje para fazer a inscrição.

O Encceja é direcionado a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do exame, em 5 de agosto. Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Médio precisa ter 18 anos completos. Maiores de 18 anos, se desejarem, podem se inscrever diretamente para o ensino médio.

Com o objetivo de auxiliar os participantes, o Inep preparou um passo-a-passo com orientações para a inscrição. O participante deve ficar atento porque algumas escolhas não podem ser alteradas, caso das respostas ao questionário socioeconômico. Outras informações só podem ser alteradas durante o período de inscrição, caso da cidade onde prefere fazer as provas, o nível de ensino e áreas do conhecimento.

Encceja – O exame é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha por prova. No ensino fundamental, as áreas de conhecimento avaliadas são: ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação, e história e geografia. No ensino médio, as áreas são: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens e códigos e suas tecnologias e redação, e ciências humanas e suas tecnologias.

Acesse o formulário para inscrição 

Confira o passo-a-passo 

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

Assunto(s): inscrições , Encceja
X
Fim do conteúdo da página