Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Transferência de curso e de instituição tem novas regras
Início do conteúdo da página
Certificação

Encceja Nacional 2018 bate recorde, com mais de 1,6 milhão de inscrições

  • Segunda-feira, 30 de abril de 2018, 12h27
  • Última atualização em Segunda-feira, 30 de abril de 2018, 12h27

Mais pessoas farão o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) em 2018. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação, registrou 1.695.607 inscrições. Desse montante, 356.326 desejam obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e 1.339.281, do ensino médio.

O Encceja Nacional 2017, que marcou o retorno da certificação do ensino médio para o exame, teve 1.575.561 inscritos, 7,08% a menos que em 2018. As provas serão aplicadas em 5 de agosto, nos turnos matutino e vespertino. Este ano, o Encceja Nacional abrange 592 municípios, 28 a mais que em 2017.

Nome social – O participante inscrito no Encceja 2018 que desejar atendimento pelo nome social pode fazer a solicitação a partir das 10h desta segunda-feira, 30, até 23h59 de sexta-feira, 4 de maio, pela página do participante, no Portal do Inep. A oportunidade de atendimento por nome social para participantes travestis ou transexuais faz parte da política de inclusão e acessibilidade do Inep, que contempla, ainda, os atendimentos específico e especializado em suas avaliações e exames.

Para uso do nome social, o participante deve ter documentos que comprovem a condição que motiva a solicitação dessa categoria de atendimento, como: fotografia atual, individual, colorida, com fundo branco, da cabeça e do tronco, sendo que a cabeça deverá estar descoberta, sem acessórios como óculos escuros e/ou artigos de chapelarias; cópia digitalizada (frente e verso) de um dos documentos de identificação oficial com foto; e cópia assinada e digitalizada do formulário, conforme disposto na página do participante. Os documentos devem conter todas as informações solicitadas, ser legíveis e estar no formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2MB.

As solicitações aprovadas dão direito ao participante de ser distribuído pelas salas de aplicação de acordo com seu nome social, e não pelo nome oficial. O participante com a solicitação aprovada também terá todos os documentos relacionados à aplicação identificados com o nome social. Na sequência há um período de recursos de cinco dias úteis. Também está aberto o período para solicitação de atendimento pelo nome social.

Encceja e Enem – Os participantes que almejam a certificação do ensino médio também poderão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, cujas inscrições custam R$ 82 e estarão abertas de 7 a 18 de maio. Isso será possível porque o Inep divulgará os resultados do Encceja 2018 a partir de outubro. Quem conseguir o certificado de conclusão do ensino médio e fizer o Enem poderá concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni), em 2019.

Estudos – Os cadernos de questões de todas as áreas do conhecimento aplicados no Encceja 2017 estão disponíveis no Portal do Inep, juntamente com os gabaritos. Consultá-los é uma boa maneira de se preparar para o exame, pois permite conhecer o formato e o nível de dificuldade das provas. O Encceja tem quatro provas objetivas, com 30 questões cada, e uma redação.

Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e que obtiver pelo menos cinco pontos, adicionalmente, na redação, no caso de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física, no ensino fundamental; e de linguagens e códigos e suas tecnologias, no ensino médio.

O Inep também oferece um material de estudo, composto por volume introdutório e oito volumes de orientações aos estudantes (quatro para o ensino fundamental e quatro para o ensino médio).  Há ainda quatro volumes de orientações aos professores, com dicas para preparação de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Exterior e PPL – Além do Encceja Nacional, o Inep aplicará o Encceja Exterior, em 16 de setembro, para brasileiros que vivem em outros países. Também serão realizadas edições para pessoas privadas de liberdade (PPL) – no Brasil, em 18 e 19 de setembro; no exterior, entre 17 e 21 de setembro. Os editais dessas aplicações serão publicados em maio.

Clique aqui para acessar a página do participante, onde poderá ser solicitada também a inscrição pelo nome social.

As provas e gabaritos referentes ao Encceja 2017 podem ser acessadas aqui.

Já os materiais para estudo estão disponíveis neste endereço.

Assessoria de Comunicação Social

Assunto(s): inscrição , inscrições , Encceja
X
Fim do conteúdo da página